Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Cilene Margarete | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Shelia Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Balla, Helaine Giraldeli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:14:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:14:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15189 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982918 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho trata do letramento literário em contexto escolar e tem como objetivo investigar as relações entre os modos de ler de professores e alunos e as práticas de letramento literário no ensino fundamental II A partir dos conceitos de leitura literária (DUFAYS; GEMENNE; LEDUR, 213), texto do leitor (DUFAYS, 211b), posturas de leitura (BUCHETON, 1999) e instâncias leitoras (PICARD, 1986) realizamos um estudo sobre as formas de interação de professores e alunos com três contos da literatura brasileira: Um espinho de marfim, de Marina Colasanti; Primeira aventura de Alexandre, de Graciliano Ramos; e Muribeca, de Marcelino Freire A investigação tem como objeto de estudo diários de leitura produzidos por alunos e comentários pessoais produzidos por professores a respeito dos contos lidos Os resultados, analisados sob a perspectiva do letramento ideológico proposto por Street (1986) e dos estudos de Paulino (21) e Cosson (211) sobre o letramento literário, demonstram que professores e alunos assumem diferentes posturas diante do texto literário no que diz respeito ao envolvimento pessoal e crítico, e aos objetivos de leitura Esse fato leva a crer que, no ensino fundamental II, as práticas com a literatura nem sempre estão voltadas para a promoção do letramento literário | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study is about literary literacy in the school context It aims to investigate the relations between teachers and students reading forms and literary literacy practices at elementary school Based on the concepts of literary literacy (DUFAYS; GEMENNE; LEDUR, 213), readers text (DUFAYS, 211b), reading attitudes (BUCHETON, 1999) and reading instances (PICARD, 1986) A study about the forms of interaction between teachers and students was carried out Therefore, it used three tales from Brazilian literature: Um espinho de marfim, by Marina Colasanti; Primeira aventura de Alexandre, by Graciliano Ramos; and Muribeca, by Marcelino Freire The objective of the investigation is to study literature dairies produced by students and the personal comments produced by teachers regarding the read tales The results were analyzed on the ideological literacy perspective, which is proposed by Street (1986) and the studies of Paulino (21) and Cosson (211) about literary literacy, which demonstrate that teachers and students assume different attitudes towards literary text concerning personal and critic engagement, and the reading aims This fact leads one to believe that in elementary school the literature practices are not, most of the time, related to the promotion of the literary literacy | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Letras | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento literário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | O texto do leitor e as práticas de letramento literário no ensino fundamental II | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: