Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Icléia Rodrigues de Lima e [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Catani, Afrânio Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor | Capelo, Maria Regina Clivati | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Sandra Regina Mantovani | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:14:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:14:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9200 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982915 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho constitui uma descrição em moldes etnográficos e busca retratar uma parte do cotidiano vivido por um grupo de crianças que participam de um projeto assistencial, o "Projeto Viva Vida" ? unidade Centro Social Urbano, coordenado pela Secretaria Municipal de Ação Social e pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Provopar e a Apeart, localizado na Vila Recreio, em Londrina, no Estado do Paraná Examinam-se comparativamente os dados da observação participante na unidade do projeto e os depoimentos com os coordenadores, agentes culturais, professores e, especialmente, crianças e algumas fotos para assim perceber a visão que as crianças têm da escola, da família, do seu espaço de moradia e da rua, e para sentir como vêem a si mesmas e ao outro, como participantes do projeto Faz-se um rastreamento histórico sobre a criança no mundo e no Brasil, principalmente as crianças assistidas Faz-se, ainda, uma análise dos pontos importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente, como também dos projetos assistenciais do Município que se destinam às crianças e adolescentes Constata-se, com o estudo, a falta de conhecimento sobre a criança e seu cotidiano, a falta de relação entre escola e projeto, o que dificulta o desenvolvimento das ações E, principalmente, verifica-se, a vontade das crianças de serem vistas como crianças, apesar das diferenças em relação às experiências vivenciadas na rua | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work establishes a description by ethnographics molds that have the purpose of describe a part of daily lived by a group of children who are participating of one assistance's project, the project "Viva Vida", urban social center unity, coordinated by Municipal Social Work Secretary and by Municipal Culture Secretary, in partnership with Provopar and Apeart, localized at Vila Recreio, Londrina, Paraná State This work compares all informations observed at project's unity, by testifies with coordinators, cultural agents, teachers and specially children It will be analyze some pictures to understand the children's sight about school, family, their residence and street space, and to know how they look at themselves and each one, as components from the project Doing a historic research about the child in the world and in Brazil, specially that ones who had extra attention from the project Also doing an analysis about the strong points of child and teenager Statute, as also about the Municipal assistance's projects, only that ones destined to children and teenagers It was confirmed with this work the knowing failing about child and his daily life, the relationship failing between school and project, which make difficult actions development And it is mainly noticed that children wish to be seeing like children, despite of the differentes experiences lived in street | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problemas sociais na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational sociology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social problems in education | - |
Título: dc.title | A criança, a rua e a escola : uma análise do Projeto "Viva Vida" no município de Londrina | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: