Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Guadanhim, Sidnei Junior [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Rego, Renato Leão | - |
Autor(es): dc.contributor | Duarte, Rovenir Bertola | - |
Autor(es): dc.creator | Anjos, Marcelo França dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:14:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:14:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15643 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982904 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Em um contexto onde as atividades humanas migram de areas publicas para edificios privados de uso coletivo, e abordagens esteticas predominam na pratica arquitetonica, esta Dissertação estuda a disposicao intencional de espaços intersticiais junto a elementos de circulação ativa em tres projetos referenciais da pos-modernidade: o Fun Palace, de Cedric Price (Londres, Inglaterra, 1961-1965); e as propostas de Bernard Tschumi e de Rem Koolhaas para o ZKM – Zentrum für Kunst und Medientechnologie (Karlsruhe, Alemanha, 1989) Para descobrir se ha convergencias na obra destes arquitetos que possam remeter a solucoes espaciais desejaveis para novos edificios, adotou-se a estrategia metodologica de argumentacao logica, em duas vias Primeiro, uma revisao de literatura elucidou conceitos por eles tratados e constatou estrategias projetuais em comum, baseadas na indeterminação da forma e da função e na arquitetura do evento Segundo, para um entendimento sistematico da aplicacao destes mecanismos e de suas consequencias fisico-espaciais, a modelagem tridimensional dos tres projetos permitiu relacionar dados teoricos a experiencia espacial de um usuario virtual, por meio da analise atraves de desenhos proposta por Simon Unwin (1997) Como resultado, a investigacao comprovou que configuracoes espaciais com parametros semelhantes foram utilizadas para a manipulacao criativa do programa, resultando em diferentes formas de estimulo sensorial no interior destes edificios contentores de uso coletivo | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In a context where human activities migrate from public areas to privately owned collective buildings, and aesthetic approaches predominate in architectural practice, this dissertation studies the intentional disposition of interstitial spaces along elements of active circulation in three exemplary projects of postmodernity: the Fun Palace from Cedric Price (London, England, 1961-1965); and the proposals from Bernard Tschumi and from Rem Koolhaas for the ZKM - Zentrum für Kunst und Medientechnologie (Karlsruhe, Germany, 1989) To find out if there are convergences in the work of these architects that could refer to desirable spatial solutions for new buildings, the methodological strategy of a two-way logical argumentation was adopted: first, a literature review was carried out to elucidate concepts addressed by them, that verified design strategies in common, based in an indeterminacy of form and function and an architecture of event Second, for a systematic understanding of the use of these mechanisms and their physical and spatial consequences, the three-dimensional modeling of the three projects allowed us to relate theoretical data to the spatial experience of a virtual user, using the analysis method based on drawings as proposed by Simon Unwin (1997) As a result, the investigation has proved that spatial configurations with similar parameters were used to a creative manipulation of the program, resulting in different forms of sensory stimulation inside these collective use container buildings | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Arquitetura e Urbanismo | - |
Relação: dc.relation | Centro de Tecnologia e Urbanismo | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura contemporânea | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto arquitetônico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços (Arquitetura) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contemporary architecture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Architectural design | - |
Título: dc.title | Espaços intersticiais : estratégia projetual de Cedric Price, Bernard Tschumi e Rem Koolhaas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: