A construção da representação do caipira na fase regionalista de Almeida Júnior : 1893-1899

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBakos, Margaret Marchiori [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Charles-
Autor(es): dc.contributorMartinez, Cláudia Eliane Parreiras Marques-
Autor(es): dc.creatorSantos, Rodrigo Lourenço dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:14:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:14:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16820-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982895-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta Dissertação apresenta aos leitores uma interpretação da edificação da representação do caipira no final do século XIX, na cidade de São Paulo, com o auxílio da análise de imagens das obras da fase regionalista do pintor Almeida Junior Para tanto, buscou-se compreender o contexto histórico em que as obras foram produzidas, analisar as pinturas em seus aspectos artísticos e representativos e localizar as inter-relações entre os quadros e a sociedade paulista A metodologia empregada dialoga com os estudos de iconografia de Erwin Panofsky e o conceito de “representação” consolidado por Roger Chartier Tendo o realismo como ferramenta primordial para alcançar não só os olhos, mas também os corações e a mente de seu público-alvo, Almeida Junior não apenas reforçou uma mentalidade que estava gradativamente aparecendo em São Paulo, como também inseriu o seu próprio ponto de vista no que tange ao modo das pessoas pensarem e agirem com relação à imagem do caipira-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation presents to the readers an interpretation of the construction of the representation of the caipira at the end of the XIX century, in the city of São Paulo, with the aid of the image analysis of the works of the regionalist phase of the painter Almeida Junior In order to do so, we sought to understand the historical context in which the works were produced, to analyze the paintings in their artistic and representative aspects and to locate the interrelationships between the cadres and the São Paulo society The methodology employed dialogues with Erwin Panofsky's iconography studies and the concept of "representation" consolidated by Roger Chartier Having realism as a primary tool to reach not only the eyes, but also the hearts and minds of its target audience, Almeida Junior not only reinforced a mentality that was gradually appearing in São Paulo, but also inserted its own point of view in what refers to the way people think and act in relation to the image of the caipira-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationHistória Social-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em História Social-
Palavras-chave: dc.subjectHistória social-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectCaipiras-
Palavras-chave: dc.subjectSocial history-
Palavras-chave: dc.subjectArt-
Título: dc.titleA construção da representação do caipira na fase regionalista de Almeida Júnior : 1893-1899-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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