Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Melo, Camila Muchon de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Carlos Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Leite, Felipe Lustosa | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Gabriel Paes de Barros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:14:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:14:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16525 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982880 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O estudo de práticas culturais é uma prática crescente na Análise do Comportamento Estudos experimentais que usam a metacontingência como ferramenta conceitual têm contribuído em mostrar relações funcionais entre eventos envolvendo contingências comportamentais entrelaçadas (CCEs) recorrentes, em conjunto com seu produto agregado (PA), e eventos ambientais selecionadores Seguindo o modelo de Araújo (215) para o estudo experimental de metacontingências de responsabilização com microculturas, o presente estudo investigou o efeito de apresentação e de retirada de eventos ambientais selecionadores, tratados operacionalmente como consequências culturais (CC), sobre contingências comportamentais entrelaçadas que constituíram práticas culturais de responsabilização Participaram da pesquisa 17 estudantes universitários, que foram distribuídos em quatro grupos, dois com troca de geração e dois sem Por meio de um jogo de matriz 8x8 (ERP SOFT) os jogadores podiam produzir pontos e responsabilizar algum integrante pelo resultado da rodada Diferentes contingências comportamentais entrelaçadas poderiam produzir a prática de responsabilização de algum jogador Os jogadores passaram pelas condições ABC A produção de pontos na Condição A era contingente à prática de responsabilização, enquanto na Condição B a produção de pontos era contingente à prática de não responsabilização Análogo a um procedimento de extinção, na Condição C não havia produção de pontos Os resultados apontam para a seleção da prática estudada em pelo menos duas microculturas, apresentando variação nas contingências comportamentais entrelaçadas conforme a mudança da consequência cultural programada Descrições verbais apresentadas como dica de resposta aos jogadores se mostraram importantes para o estabelecimento da prática nas microculturas Nas microculturas com troca de geração a prática foi transmitida sem mudar substancialmente as CCEs Duas microculturas apresentaram diminuição de ocorrência da prática de responsabilização durante as condições de extinção, apontando para um efeito de história do grupo | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The study of cultural practices is a growing interest in Behavior Analysis Experimental studies which use metacontingency as conceptual tool, have contributed in showing functional relations between events involving recurring interlocking behavioral contingencies (IBCs), with their aggregated product (AP), and selecting environmental events Following Araújo’s (215) model for the experimental study of responsibility practices with laboratory microcultures, the present study investigated the effect of the presentation and withdraw of selecting environmental events, operationally treated here as cultural consequences (CC), on interlocking behavioral contingencies that constitute cultural practices of responsibility Seventeen university students participated in the study, which were distributed in four groups, two with generation changes and two with no generation change By means of an 8x8 matrix game (ERP SOFT) players were able to produce points and assign responsibility to a group integrant for the round’s result Different interlocking behavioral contingencies lead to the responsibility practice of the microculture Players went through experimental conditions ABC The points in Condition A were contingent to practice of responsibility, while in Condition B the points were contingent to practice of non-responsibility Analog to a extinction procedure, there was no points in Condition C Results point to selection of the practice of responsibility in at least two microcultures, showing variation in the interlocking behavioral contingencies according to the programmed cultural consequences changes Verbal descriptions presented as response prompt to the players showed to be important to establish the microcultures’ practices In the microcultures with generation changes the practice of responsibility was transmitted without changing substantially the IBCs Two microcultures showed decrease of occurrence of the responsibility practice during extinction conditions which point to a group history effect | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Análise do Comportamento | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Biológicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento humano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavioral analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavior (Psychology) | - |
Título: dc.title | Efeitos de apresentação e retirada de consequências culturais sobre práticas de responsabilização com microculturas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: