
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gon, Márcia Cristina Caserta [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silveira, Jocelaine Martins | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gongora, Maura Alves Nunes | - |
| Autor(es): dc.creator | Okamoto, Cristina Tiemi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:14:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:14:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13743 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982874 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Estudos afirmam que os transtornos de ansiedade são crônicos e em condições de alta prevalência, além disso, resultam em um significativo comprometimento do funcionamento e qualidade de vida do indivíduo As terapias comportamentais em grupo têm sido consideradas benéficas e com resultados significativos próximos ao tratamento individual Recentemente, algumas pesquisas têm discutido a efetividade do uso de protocolos de intervenção comportamental em grupo para diferentes transtornos ansiosos Para um melhor entendimento desse tipo de tratamento e do uso de protocolos de intervenção, esse trabalho objetivou realizar uma revisão e análise de estudos na área quanto às intervenções utilizadas, a sua relação com os transtornos de ansiedade tratados e um breve levantamento analítico-comportamental dos principais componentes de intervenção utilizados Para tanto, foi realizada uma busca de pesquisas empíricas, em oito bases de dados Foram incluídos para análise oito artigos e oito protocolos de intervenção cognitivo-comportamentais A apresentação desses dados foi dividida em dois artigos No primeiro, foram analisadas as categorias: ano de publicação, delineamento de pesquisa, objetivos da intervenção, características dos grupos e dos participantes, forma de funcionamento e componentes abordados no tratamento, e resultados obtidos Os estudos e protocolos são do período dos últimos doze anos Os estudos se referem a cinco ensaios clínicos abertos e três controlados Os transtornos de ansiedade tratados variam entre fobia social, múltiplos transtornos de ansiedade, transtorno de ansiedade generalizada e transtorno obsessivo compulsivo Os objetivos dos estudos e a forma de funcionamento dos tratamentos foram semelhantes, com obtenção de resultados de melhora significativas em sete estudos No segundo artigo, foi realizada uma análise de todos componentes dos protocolos de intervenção, sua relação com o transtorno tratado e uma breve leitura analítico-comportamental dos principais componentes Foram estabelecidas duas categorias de análise: 1) estrutura do tratamento realizado e 2) transtornos de ansiedade tratados E duas subcategorias respectivamente: (a) sessões do tratamento e (b) tipo de transtorno de ansiedade Foram realizados dois cruzamentos, o primeiro entre as subcategorias (a) e (b) e o segundo entre a subcategoria (a) e a categoria 2 As principais intervenções utilizadas foram: psicoeducação sobre o transtorno de ansiedade tratado, o modelo cognitivo-comportamental e a reestruturação cognitiva, treino de exposição gradual, identificação de pensamentos automáticos, treino de reestruturação cognitiva e treino de habilidades sociais Uma análise crítica dos estudos apontou para importância de pesquisas que envolvam avaliação funcional; identificação de variáveis que explicam a eficácia das intervenções; estudos com grupos aleatorizados controlados, etc | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Studies have reported that anxiety disorders are chronic and in highly prevalent conditions, also result in a significant impairment of functioning and quality of life of the individual The behavioral group therapies have been considered as beneficial and have presented significant results similar to individual treatment Recently, researchers have discussed the effectiveness of using protocols behavioral group intervention for different anxiety disorders For a better understanding of this type of treatment and the use of intervention protocols, this study aimed to conduct a review and analysis of previous studies, the interventions used, their relationship with anxiety disorders treated and a brief analytical behavioral reading of major components of intervention Therefore, a search of the empirical research was conducted in eight indexers It was analyzed eight articles and eight protocols of cognitive-behavioral intervention The presentation of these data was divided into two articles In the first article it was analyzed the categories: year of publication, research design, objectives of the intervention, characteristics of participants and groups, working procedures and components addressed in treatment, and results The studies and protocols are for the period of the last twelve years The studies are five open trials and three controlled trials Anxiety disorders treated range from social phobia, multiple anxiety disorders, generalized anxiety disorder and obsessive compulsive disorder The objectives of the study and the way of functioning of the treatments were similar, achieving results with significant improvement in seven studies In the second article, it was analysed of all components of the intervention protocols, its relationship with the disorder treated, and a brief analytical behavioral reading of major components It was established two categories of analysis: 1) the structure of the treatment and 2) anxiety disorders treated And two subcategories respectively: a) treatment sessions and b) type of anxiety disorder Two crosses were performed, the first between the subcategories 'a' and 'b' and the second, between subcategory 'a' and Category 2 The main interventions used were: psychoeducation about anxiety disorder treated, the cognitive-behavioral model and cognitive restructuring, training gradual exposure, identification of automatic thoughts, cognitive restructuring and social skills training A critical analysis of studies pointed to the importance of researchs involving functional evaluation of the behaviors, identification of variables that explain the effectiveness of interventions, randomized controlled studies with groups, among others | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Análise do Comportamento | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Biológicas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise do comportamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ansiedade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distúrbios | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicoterapia de grupo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Behavioral analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Group psychotherapy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anxiety | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Disorders | - |
| Título: dc.title | Revisão e análise de estudos e protocolos de intervenção comportamental para transtornos de ansiedade | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: