Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marques, Inara [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Renato de | - |
Autor(es): dc.contributor | Barela, Ana Maria Forti | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Denilson de Castro | - |
Autor(es): dc.contributor | Moura, Felipe Arruda | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Raquel de Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:14:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:14:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16327 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982837 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a marcha com ultrapassagem de obstáculo em condições com dupla tarefa de idosos praticantes e não praticantes exercícios físicos Participaram do estudo, cinquenta e três idosos, homens e mulheres, subdivididos em quadro grupos: Grupo treinamento com pesos - GTP (n=14), Grupo de hidroginástica – GHD (n=15), Grupo de tenistas - GTN (n=12) e Grupo de não praticantes – GNP (n=12) Com média de idade de 66,98 +4,82 anos Para tanto, os grupos foram submetidos a avaliações de marcha, com ultrapassagem de obstáculos e com e sem dupla tarefa e de força de membros inferiores Na avaliação da marcha, com ultrapassagem de obstáculo, com a dupla tarefa, todos os grupos apresentaram adaptações posturais distintas, quando comparados a condição sem a dupla tarefa, com alterações nas variáveis espaçotemporais e de estabilidade postural O grupo GNP apresentou maiores diferenças quando comparados aos outros grupos, mostrando um maior efeito da dupla tarefa e alterações no padrão da marcha Na a avaliação do Isocinético, os grupos GTP e GTN, tiveram resultados superiores, com o GHD apresentando menores resultados de força e potência de membros inferiores De maneira geral, os grupos de idosos praticantes de exercícios físicos apresentaram resultados superiores aos não praticantes, com ênfase nos resultados dos grupos GTN e GTP Concluiu-se, portanto, que a prática de exercícios físicos, independente de qual seja, é fundamental para a manutenção do equilíbrio postural, das capacidades funcionais e da marcha com ultrapassagem de obstáculos | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esporte, Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The aim of the study was to analyze the gait with obstacle overcoming in double task conditions of exercise practicing and non-practicing elderly Fifty three elderly men and women were divided into groups: weight training group - GTP (n = 14), water gymnastics group - GHD (n = 15), tennis group - GTN (n = 12)) and group of non-practitioners - GNP (n = 12) With an average age of 6698 +482 years The groups were submitted gait assessments with obstacle overcoming, with and without double task and an Isokinetic evaluation of strength and power of lower limbs In the gait evaluation, with obstacle overcoming, with the double task, all groups showed different postural adaptations, when compared to the condition without the double task, with changes in the spatiotemporal and postural stability variables The GNP group presented greater differences when compared to the other groups, showing a greater effect of the double task and changes in gait pattern For Isokinetic evaluation, the GTP and GTN groups had superior results, with GHD showing lower results of strength and power of lower limbs In general, the groups of elderly people practicing physical exercises presented superior results to the non-practitioners, with emphasis on the results of the GTN and GTP groups Therefore, we conclude that the practice of physical exercises, no matter which, is fundamental for the maintenance of postural balance, functional abilities and gait with obstacle overcoming | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Educação Física | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação Física e Esportes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercícios físicos para idosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marcha humana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Envelhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercise for the aged | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gait in humans | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aging | - |
Título: dc.title | Análise da marcha com ultrapassagem de obstáculos em condições com dupla tarefa de idosos praticantes e não praticantes de exercícios físicos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: