Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Leite, Suely [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Regina Célia dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Flávio Luis Freire | - |
Autor(es): dc.creator | Zambrim, Tatiane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:14:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:14:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9166 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982807 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa objetiva a análise do romance Sinfonia em branco (21), de Adriana Lisboa, com ênfase na representação feminina sob os aspectos do trauma, da memória e do silêncio A narrativa apresenta a história de duas irmãs, Clarice e Maria Inês Clarice sofre abuso sexual praticado pelo pai, o que vai desencadear uma série de traumas e consequências na vida das duas personagens e das pessoas que as cercam As duas irmãs, a partir de suas memórias, percorrem o enredo que se faz cheio de silêncios, recuos, dor, abandono, solidão, e apresentamos as formas e os caminhos diferentes de como resistiram ao acontecido O percurso do estudo se inicia com uma trajetória pelas produções literárias femininas, perpassa pelo papel da crítica feminista, versa sobre as marcas da violência contra a mulher, física e simbólica, bem como a cultura do estupro e traz a análise do romance, evidenciando a representação feminina, a partir dos três principais temas: trauma, memória e silêncio | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research aims to analyse the novel Sinfonia em branco (21), by Adriana Lisboa, emphasizing on female representation considering the aspects of trauma, memory, and silence The narrative presents the story of two sisters, Clarice and Maria Inês Clarice suffers sexual abuse by her father, which will trigger a series of traumas and consequences in the lives of the two characters and the people around them The two sisters, based on their memories, go through the plot that is full of silences, setbacks, pain, abandonment, loneliness, and show us the different ways and paths of how they resisted what happened The course of the study begins with a trajectory through female literary productions, goes through the role of feminist criticism, deals with the marks of violence against women, physical and symbolic, as well as the culture of rape and brings the analysis of the novel, showing the female representation, based on the three main themes: trauma, memory and silence | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Letras | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ficção brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escritos de mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trauma psíquico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Silêncio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian fiction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychic trauma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Silence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lisboa, Adriana - 1970- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sinfonia em branco - Criticism and interpretation | - |
Palavras-chave: dc.subject | History and criticism | - |
Título: dc.title | Trauma, memória e silêncio : os instrumentos de Sinfonia em branco | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: