Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Galembeck, Paulo de Tarso [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Antônio, Juliano Desiderato | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Rosemeri Passos Baltazar | - |
Autor(es): dc.creator | Pezatto, Gabriella Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:14:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:14:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13966 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982795 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as ocorrências de elementos referenciais anafóricos e elementos dêiticos em diálogos conversacionais extraídos de três textos dramáticos, com a finalidade de observar sua influência na composição do tópico conversacional ora em andamento Além disso, verificam-se, também, as particularidades de seu emprego na interação entre os participantes do discurso e as marcas de oralidade presentes nos diálogos Os textos teatrais escolhidos para compor o corpus da pesquisa são: Eles não usam black-tie (1956), de Gianfrancesco Guarnieri; O pagador de promessas (1959), de Dias Gomes e Auto da Compadecida (1955), de Ariano Suassuna No processo de construção do texto, os anafóricos são responsáveis pela retomada de referentes supracitados, inseridos, ou não, na superfície textual, contribuindo para sua progressão tópica Por sua vez, os elementos dêiticos têm a função de apontar para o entorno situacional da interação, constituindo um elo entre a produção linguística e o contexto conversacional Destarte, a forma de emprego da dêixis e da anáfora estabelece uma relação estrita com a natureza e a motivação do discurso, visto que, quando inserida em um determinado texto, a palavra adquire uma significação própria A metodologia do trabalho segue a linha empírico-indutiva, a qual formula juízos por meio da observação de fatos e da experiência, a partir de características provenientes do corpus | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present paper aims at analyzing the anaphoric reference elements and deictic elements in conversational dialogues extract from three dramatic texts, in order to observe its influence in the composition of the ongoing conversational topic Furthermore, the particularities of its application in the interaction of the discourse participants and the orality traces present in dialogues are also verified The theater texts that were chosen to compose the research corpus are: Eles não usam black-tie (1956) by Gianfrancesco Guarnieri; O pagador de promessas (1959), by Dias Gomes and Auto da Compadecida (1955), by Ariano Suassuna In the process of text construction, the anaphorics are responsible for the recapture of the referents aforementioned, inserted, or not, in textual surface, contributing for its topical progression On the other hand, the deitic elements have the function of pointing at the situational surrounding of the interaction, constituting a bond between the linguistic production and the conversational context Thus, the way of applying deixis and anaphora sets a strict relation with the discourse nature and motivation, since that, once it is inserted in determined contexts, the word acquires its own signification The paper methodology follows the empirical-inductivist line, which formulates judgments by the means of facts observation and experience, on the basis of characteristics derived from the corpus | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anáfora (Linguística) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dêixis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro (Literatura) | - |
Palavras-chave: dc.subject | História e crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drama | - |
Palavras-chave: dc.subject | History and criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deixis | - |
Título: dc.title | Correferência e dêixis : operadores da manutenção dialógica de textos dramáticos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: