Aspectos do ensino de geometria evidenciados por professores de matemática em um contexto de formação online: uma análise à luz dos subsídios teóricos de Raymond Duval

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade-
Autor(es): dc.contributorBaldini, Loreni Aparecida Ferreira-
Autor(es): dc.contributorNóbriga, Jorge Cássio Costa-
Autor(es): dc.creatorLima, Daiane Gisele de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:14:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:14:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17150-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982776-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem como objetivo compreender os processos de visualização, construção e raciocínio mobilizados por professores de Matemática em uma Ação Formativa envolvendo o software GeoGebra à luz da teoria de Raymond Duval, na busca de responder à seguinte questão: que elementos geométricos são evidenciados em tarefas propostas por professores de Matemática em uma Ação Formativa envolvendo o software GeoGebra podem mobilizar processos cognitivos que abrangem o ensino de Geometria? Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter interpretativo, em um contexto de formação online denominado Curso de GeoGebra. Os professores investigados atuam na Educação Básica e fizeram parte da 18ª Edição deste curso. As informações foram coletadas no módulo três – destinado ao estudo de Geometria. Os resultados evidenciaram que as tarefas propostas pelos professores em formação oferecem condições para a mobilização de elementos geométricos (como pontos, retas, segmentos, vértices e arestas) e de processos cognitivos que abrangem o ensino da Geometria, sendo destacados o processo de visualização e os processos discursivos (raciocínio). Com isso, propõe-se que sejam fomentadas políticas públicas que proporcionem espaços formativos que possibilitem aos professores de matemática acesso: a metodologias de ensino de geometria diferenciadas; a momentos de diálogos entre os pares a respeito do ensino de Geometria; à mobilização de recursos tecnológicos e tecnologias digitais, como o recurso do software GeoGebra. Esse recurso tem apresentado potencialidades para o ensino, por meio da visualização em Geometria, e para evidenciar o papel das figuras em uma atividade geométrica, dado que estas exercem um papel fundamental na resolução de problemas.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to understand the visualization, construction and reasoning processes mobilized by Mathematics teachers in a Formative Action involving the GeoGebra software in the light of Raymond Duval's theory, in an attempt to answer the following question: which geometric elements are evidenced in tasks proposals by Mathematics teachers in a Training Action involving the GeoGebra software mobilize cognitive processes that encompass the teaching of Geometry? To this end, qualitative research of an interpretative nature was carried out in an online training context called GeoGebra Course. The investigated teachers are Basic Education teachers who took part in the 18th Edition of this course. The information was collected in module three – intended for the study of Geometry. The results showed that the tasks proposed by the teachers in training provided the mobilization of geometric elements (such as points, lines, segments, vertices and edges) and cognitive processes that cover the teaching of Geometry, with emphasis on the visualization process and the discursive processes (reasoning). With this, it is proposed that public policies be fostered that provide training spaces that allow mathematics teachers access to: differentiated geometry teaching methodologies; moments of dialogue between peers regarding the teaching of Geometry; the mobilization of technological resources and digital technologies, such as the GeoGebra software resource. This resource has shown potential for teaching, through visualization in Geometry, and to highlight the role of figures in a geometric activity, given that they play a fundamental role in solving a problem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCCE - Departamento de Matemática-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectTarefas em Geometria-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professores-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware GeoGebra-
Palavras-chave: dc.subjectVisualização-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de matemática - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectTasks in Geometry-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebra Software-
Palavras-chave: dc.subjectVisualization-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics teachers - Training-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectDigital technologies-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policy-
Título: dc.titleAspectos do ensino de geometria evidenciados por professores de matemática em um contexto de formação online: uma análise à luz dos subsídios teóricos de Raymond Duval-
Título: dc.titleAspects of Geometry teaching evidenced by mathematics teachers in an online training context: an analysis in the light of Raymond Duval's theoretical subsidies-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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