Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Haydu, Verônica Bender [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Silvia Aparecida Fornazari da | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, João Ilo Coelho | - |
Autor(es): dc.creator | Perandré, Yhann Hafael Trad | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:14:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:14:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15764 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982767 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A Realidade Virtual (RV) tem sido utilizada como recurso terapêutico no tratamento de diversos tipos ansiedade e da fobia social Nesse estudo foi aplicado um programa de intervenção analítico-comportamental com o uso da RV para o tratamento de dois participantes com fobia social Os objetivos do presente estudo foram avaliar os efeitos terapêuticos do programa de intervenção com a exposição à RV e avaliar o simulador quanto a capacidade de gerar senso de presença e respostas de ansiedade registradas por medida de biofeedback e uma escala SUDS O programa consistiu em: (a) uma sessão inicial, (b) cinco sessões de linha de base, (c) oito sessões de intervenção com exposição à RV, (d) uma sessão de encerramento e (e) duas sessões de follow up (1 e 3 meses após a intervenção) Os dados de senso de presença (ISP), ansiedade (SUDS) e biofeedback foram registrados em cada sessão com exposição e os dados do inventário de ansiedade (BAI), depressão (BDI) e fobia social (SPIN) foram registrados em cinco momentos distintos (sessão inicial, linha de base, intervenção e duas sessões de follow up) Foram registradas as ocorrências de comportamentos em contexto de interação social, no intervalo entre as sessões, para subsidiar a formulação de análises funcionais Os resultados obtidos não permitiram identificar um padrão sistemático de alteração da resposta galvânica da pele; o simulador promoveu níveis elevados de presença relatada pelos participantes ao longo das exposições; e ambos participantes apresentaram redução dos níveis de ansiedade e fobia social ao fim da intervenção e no follow up Conclui-se que o programa de intervenção analítico-comportamental com a exposição à RV teve efeito terapêutico e generalização dos resultados para o contexto natural, observadas pela redução das respostas de ansiedade frente a situações de interação social e promoção de repertório de enfrentamento dessas situações | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The Virtual Reality (VR) has been used as a therapeutic tool for treatment of several anxiety disorders and social phobia This paper reports a behavior-analytic treatment for social phobia using the Virtual Reality on two subjects The goals of the paper were to assess the therapeutic effects of the treatment with the VR and to assess the VR system in matter of sense of presence generator and anxiety response obtained by biofeedback and SUDS The program was based on: (a) one initial interview, (b) five baseline sessions, (c) eight treatment sessions with exposure to the VR, (d) one closing session, (e) two follow up sessions (up to one and three months later the treatment) The data of sense of presence (ISP), anxiety (SUDS) and biofeedback have been reported in each exposure therapy session and the data of anxiety inventory (BAI), depression (BDI) and social phobia (SPIN) were reported in the first session, baseline, treatment session and the two follow up sessions) Occurrences of behavior in the social interaction context were recorded in order to support the formulation of functional analysis Results did not shows pattern on galvanic skin response; the simulator promoted high levels of presence related by participants during the exposure; and both participants had reduced levels of anxiety and social phobia at the end of the treatment and the follow up In conclusion, the behavior-analytic treatment program with the VR was effective with generalization of the results to the natural context, verified by reduction of anxiety in social context and improvement of strategies of coping | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Análise do Comportamento | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Biológicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fobia social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tratamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade virtual na terapia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavioral analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Treatment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual reality therapy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social phobia | - |
Título: dc.title | Avaliação dos efeitos de um programa de intervenção com o uso de um sistema de realidade virtual para o tratamento da fobia social | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: