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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Rezende, Maria José de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Kowalewski, Daniele Pechuti | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Maria Nilza da | - |
Autor(es): dc.creator | Alencar, Maria Gisele de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:14:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:14:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12988 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982751 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida com o fito de compreender as ações, os procedimentos e as práticas de ensino dos professores de Sociologia para viabilizar, pela força da Lei 1639/3, conteúdos em virtude escolares capazes de contribuir para a desnaturalização do racismo, do preconceito e da discriminação no ambiente escolar Para pensar esse objeto, buscou-se investigar o cenário cientifico e educacional de mudança no campo das relações étnico-raciais, recorrendo-se a uma análise sócio-histórica e política dos avanços e dos recuos, das possibilidades e das impossibilidades de rupturas com as práticas educacionais racistas Por conseguinte, os problemas sociológicos que serviram de bússola a estas análises foram: a) Quais são os argumentos e ações da luta política da própria população negra para alavancar processos de inclusão educacionais? De que forma, esta inclusão exigia que os negros fossem tomados como sujeito da história nacional? b) De que modo esses argumentos e as ações repercutiram na idealização e aprovação da Lei 1639/3? c) Quais são os indicadores de que a disciplina de Sociologia, através da prática de seus professores, está atuando no processo de efetivação dos conteúdos da Lei 1639/3 que valorizam a população negra e sua história? Mas, para fosse possível chegar aos resultados previstos, os procedimentos metodológicos adotados foram: a) estudo bibliográfico de autores que discutem os problemas sociológicos relacionados à educação e ao racismo; b) análise documental; c) análise de entrevistas com os professores de Sociologia do ensino médio da cidade de Londrina | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research was developed with a view to understand the actions, procedures and teaching practices of Sociology teachers to enable, by force of Law 1639/3 content in school because that can contribute to the denaturalization of racism,preconcecption and discrimination in the school environment To think this object, we sought to investigate the scientific and educational scenario of change in the field of racial relations, resorting to a socio-historical and political analysis of the advances and retreats, the possibilities and impossibilities of breaks with racist educational practices Therefore, the sociological problems that served as a compass to these analyzes were: a) What are the arguments and actions own of the black population political struggle to boost educational inclusion processes? How this inclusion required that blacks were taken as subject of national history? b) How these arguments and actions affected the idealization and approval of Law 1639/3? c) What are the indicators that the discipline of Sociology, through the practice of their teachers, is acting in the execution process of the Law contents 1,639/3 that value the black population and its history? But to be possible to reach the expected results, the adopted methodological procedures were: a) bibliographic study of authors who discuss the sociological problems related to education and racism; b) document analysis; c) analysis of interviews with high school sociology teachers in the city of Londrina | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciências Sociais | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mudança social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology | - |
Título: dc.title | A lei 10.639/03 : possibilidades e impossibilidades de desvendamento das muitas nuanças das relações raciais no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
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