A música como elemento histórico, cultural e estético para a emancipação humana : possibilidades da ação docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBastos, Marta Silene Ferreira-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Márcio Antônio de-
Autor(es): dc.contributorLeite, Sandra Regina Mantovani-
Autor(es): dc.creatorTrisltz, Rodolfo Gabriel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:14:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:14:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18426-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982735-
Descrição: dc.descriptionA música, historicamente, é um elemento que acompanha a humanidade desde os primórdios, sendo uma linguagem de comunicação entre o homem seus sentimentos e emoções, contribuindo com a interação social. Neste entendimento, este trabalho objetiva compreender a música enquanto elemento histórico, cultural e estético possibilidades para a formação, ação docente e emancipação humana na Educação escolar. O estudo se realizou por meio de uma pesquisa bibliográfica com autores que pensam a música em seu caráter científico e de aprendizado, e que contribui para o crescimento pessoal e social do sujeito humano. O seu desenvolvimento pode acompanhar as evoluções, ultrapassando a função do entretenimento e se transformando em uma ferramenta essencial em sala de aula, promovendo saberes significativos. As bases teórico metodológicas da investigação proposta se fundamenta no método crítico-dialético, focando no desenvolvimento integral dos indivíduos, bem como na Teoria Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica. Concluiu-se no decorrer deste estudo que a música é um instrumento valoroso para a humanidade, na sua relação dialética entre a dimensão estética e cultural, como elemento chave para o entendimento do desenvolvimento humano, considerada um componente significativo no processo de mediação na disseminação de conhecimentos, para humanização e emancipação do ser humano, levando o indivíduo a apreender as formas técnicas e teóricas a fim de refletir, criar e criticar, a partir da educação estética da música.-
Descrição: dc.descriptionMusic, historically, is an element that has accompanied humanity since the beginning, being a language of communication between man and his feelings and emotions, contributing to social interaction. In this understanding, this work aims to understand music as a historical, cultural and aesthetic element of the world. The study was carried out through a bibliographic research with authors who think about music in its scientific and learning character, and that contributes to the personal and social growth of the human subject. Its development can follow the evolutions, going beyond the function of entertainment and becoming an essential tool in the classroom, promoting significant knowledge. The theoretical and methodological bases of the proposed investigation are based on the critical-dialectical method, focusing on the integral development of individuals, as well as on the Historical-Cultural Theory and the Historical-Critical Pedagogy. It was concluded in the course of this study that music is a valuable instrument for humanity, in its dialectical relationship between the aesthetic and cultural dimensions, as a key element for the understanding of human development, considered a significant component in the process of mediation in the dissemination of knowledge, for humanization and emancipation of the human being, leading the individual to apprehend the technical and theoretical forms in order to reflect, to create and criticize, based on the aesthetic education of music.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCECA - Departamento de Educação-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria histórico-cultural-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia histórico-crítica-
Palavras-chave: dc.subjectAção docente-
Palavras-chave: dc.subjectInteração social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação musical-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectMusic-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-cultural theory-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-critical pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching action-
Palavras-chave: dc.subjectSocial interaction-
Palavras-chave: dc.subjectMusical education-
Título: dc.titleA música como elemento histórico, cultural e estético para a emancipação humana : possibilidades da ação docente-
Título: dc.titleMusic as a historical, cultural and aesthetic element for human emancipation : possibilities of teaching action-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.