Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Spirandelli, Claudinei Carlos [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Rubbo, Deni Ireneu Alfaro | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ileizi Luciana Fiorelli | - |
Autor(es): dc.creator | Juscamayta García, Rafael Fernando | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:14:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:14:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15700 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982731 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa se insere na Sociologia da Cultura e analisa as trajetórias de vida de dois destacados intelectuais latino-americanos, que transitaram de seus campos de origem para o campo da política, como: o peruano Mario Vargas Llosa (1936-) e o brasileiro Fernando Henrique Cardoso (1931-) Investigamos a partir das perspectivas weberiana e principalmente Bourdieusiana a formação, disposições e habitus no campo intelectual (literário e acadêmico) e a transferência ou reconversão para o campo político de ambos os intelectuais Criamos tipos de ideias para operar comparações entre trajetórias capazes de interrogar formulações teóricas recorrentes na sociologia da cultura e na análise de trajetórias de intelectuais O problema central da pesquisa é: o qué influencia nas semelhanças ou diferenças das trajetórias de Mario Vargas Llosa e Fernando Henrique Cardoso, que facilitou ou dificultou suas ações em dois campos aparentemente incompatíveis como o intelectual e o político? Questão que não busca apenas conhecer as semelhanças e diferenças entre suas trajetórias, mas o que os torna diferentes ou semelhantes Além disso, pretende-se saber como eles passaram de um campo de ação para o outro? Quais foram as consequências da incursão no campo político para cada um? Como se explica que Vargas Llosa não poderia ter tido um bom desempenho no campo político e Cardoso sim? Cardoso é melhor político do que Vargas Llosa? , entre outras Para isso, o objetivo é comparar as duas trajetórias em busca de uma resposta ao problema Chegando à conclusão principal que é o habitus de cada um deles que torna isso possível, e a partir daí, tanto a teoria dos campos de Bourdieu quanto a Ética da Responsabilidade e Convicção são revisadas, em conjunto com as qualidades do político, de Max Weber Utiliza-se a metodologia qualitativa, por meio da revisão bibliográfica e tomando como referencial teórico conceitos de Pierre Bourdieu e Max Weber | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present research is located within the Sociology of Culture and analyzes the life trajectories of two outstanding Latin American intellectuals, who moved from their original fields to the field of politics, such as: the Peruvian Mario Vargas Llosa (1936-) and the Brazilian Fernando Henrique Cardoso (1931-) We investigate from the Weberian and mainly Bourdieusian perspectives the formation, dispositions and habitus in the intellectual field (literary and academic) and the transfer or reconversion to the political field of both intellectuals We create types of ideas to operate comparisons between trajectories capable of interrogating recurring theoretical formulations in the sociology of culture and in the analysis of trajectories of intellectuals The central problem of the research is: What influences the similarities or differences in the trajectories of Mario Vargas Llosa and Fernando Henrique Cardoso, which facilitated or hindered their actions in two apparently incompatible fields such as the intellectual and the political? Question that not only seeks to know the similarities and differences between their trajectories, but what makes them different or similar In addition to this, it is intended to know how did they go from one field of action to the other? What were the consequences of the incursion into the political field for each one? How is it explained that Vargas Llosa could not have had a good performance in the political field and Cardoso yes? Is Cardoso a better politician than Vargas Llosa?, among other For that, the objective is to compare both trajectories in search of answering the problem Reaching the main conclusion that it is the habitus of each one of them that makes this possible, and from that point on, both Bourdieu's theory of fields and the Ethics of Responsibility and Conviction are reviewed, together with the qualities of the politician, of Max Weber The qualitative methodology is used, through the bibliographic review and taking as theoretical reference concepts of Pierre Bourdieu and Max Weber | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Sociologia | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intelectuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intelectuais e política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia da cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intellectuals | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intellectuals and politics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology of culture | - |
Título: dc.title | Intelectuales y políticos : análisis sociológico de las trayectorias de Mario Vargas Llosa y Fernando Henrique Cardoso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: