O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPassos, Marinez Meneghello [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorArruda, Sergio de Mello-
Autor(es): dc.contributorBraund, Martin-
Autor(es): dc.creatorFregolente, Alexandre-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:14:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:14:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13445-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982710-
Descrição: dc.descriptionResumo: Nesse trabalho discutimos a utilização do teatro como meio de apresentar conteúdos científicos, analisando, em particular, a aprendizagem científica e o processo de formação docente dos próprios “atores” – estudantes da graduação em Física e Química – envolvidos na produção e apresentação de um espetáculo teatral denominado A Ciência em Peças, produzido pelo Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina Os dados serão analisados em dois momentos distintos: Primeiramente a partir dos focos da aprendizagem científica informal, conforme definidos em relatório do National Research Council dos EUA (NRC, 29) Em outro plano, será feita uma análise das características emergentes da formação docente, encontrada nos depoimentos dos participantes Com esse instrumento de análise, considerado como um conjunto de categorias a priori para aprendizagem científica informal, e as questões emergentes sobre a formação docente é possível evidenciar a aprendizagem dos estudantes participantes em todas as dimensões da aprendizagem – científica informal e formação docente – e como essa prática pode vir auxiliar o futuro professor-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In this paper we discuss the use of theater as a means of presenting scientific content, analyzing in particular the process of scientific learning and teacher training of their own “actors” – graduate students in physics and chemistry – are involved in the production and presentation of a play called A Ciência em Peças produced by the Museu de Ciências e Tecnologia de Londrina The data will be analyzed at two different times: First from the strands of informal science learning, as defined in a recent report of the National Research Council (NRC, 29) At another level, there will be an analysis of the emerging characteristics of teacher education, found in the testimonies of the participants With this analytical tool, as a set of a priori categories for informal scientific learning, and emerging issues on teacher education is possible to demonstrate the learning of students participating in all aspects of learning – informal scientific and teacher training -– and how this practice may help the future teacher-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro na educação-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectTraining of-
Palavras-chave: dc.subjectArt and science-
Palavras-chave: dc.subjectScience teachers - Science-
Título: dc.titleO espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.