Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Moisés Alves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Torres, Eloiza Cristiane | - |
Autor(es): dc.creator | Inocêncio, Adalberto Ferdnando | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:14:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:14:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15206 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982698 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objeto de estudo nesta Dissertação foi a relação Ser-saber no domínio discursivo de docentes com ênfase na problematização dos saberes que orientam suas compreensões de ciência e crise ambiental, identificando suas práticas em Educação Ambiental (EA) Essas práticas são entendidas como resultado de certos elementos discursivos aos quais os docentes têm acesso – discursos reverberados – em detrimento do que é apagado – discursos rarefeitos O objetivo da investigação foi conhecer as manifestações discursivas de professores de Ciências a respeito de ciência na contemporaneidade e de que maneira a composição de enunciados aparentes repercutem nas abordagens em EA Metodologicamente, foram entrevistados nove professores de Ciências do Ensino Fundamental de escolas de distintas regiões da cidade de Maringá-PR Para a análise dos discursos desses docentes foi utilizado o método arqueológico teorizado por Michel Foucault, apresentando-os em Focos Como resultado dessa análise pode-se notar a prevalência de compreensões mais “abertas” de ciência – paradigmas emergentes Em relação à crise ambiental os resultados apontam discursos naturalizados e, portanto, hegemônicos, acompanhados da crença de que sua solução será orientada por apelos técnico-científicos Em nosso exame, as formações discursivas dos docentes entrevistados mostraram uma transição de enunciados Entre os docentes há, ainda, a crença em ideais da Modernidade, ao mesmo tempo em que há discursos que situam a ciência em um campo ainda incerto, destituído de políticas claramente estabelecidas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The object of study in this dissertation was the relationship Being-knowledge in the discursive domain teachers with emphasis on questioning of knowledge that guide their understanding of science and environmental crisis, identifying their practices in environmental education (EE) These practices are understood as a result of certain discursive elements that teachers have access – reverberated speeches – to the detriment of what is off – rarefied speeches The aim of the research was to understand the discursive manifestations of science teachers about contemporary science and how the composition of apparent statements resonate in the approaches in EE Methodologically, we interviewed nine elementary school science teachers from schools in different regions of the city of Maringá-PR To analyze the discourse of these teachers was used archaeological method theorized by Michel Foucault, presenting them in Focus As a result of this analysis can be noted the prevalence of understandings more “open” science – emerging paradigms Regarding the environmental crisis the results point discourses naturalized and therefore hegemonic, accompanied by the belief that your solution will be guided by technical-scientific appeals In our examination, the discursive formations of teachers surveyed showed a transition statements Among the teachers there is also a belief in the ideals of modernity, while there are discourses that situate science in a disputed field, devoid of clearly established policies | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de conceitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concept formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach to knowledge in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science teachers - Environmental education - Stu | - |
Título: dc.title | A educação ambiental diante da questão pós-moderna : uma análise arqueológica dos discursos de professores de ciências | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: