Um estudo histórico sobre quadraturas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorVianna, Carlos Roberto-
Autor(es): dc.contributorPasquini, Regina Célia Guapo-
Autor(es): dc.contributorSavioli, Angela Marta Pereira das Dores-
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Júlio Faria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:14:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:14:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11117-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982675-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem por objetivo a constituição de uma história de alguns métodos de determinação de áreas, particularmente de alguns trabalhos sobre a quadratura de figuras planas, orientada para a formação inicial de professores de Matemática A partir de textos históricos elaboramos questionamentos no sentido de evidenciar as múltiplas dimensões da Matemática, tirando-a de seu suposto isolamento das demais práticas socias que participam da constituição da cultura matemática Para tanto, buscamos livros, artigos, teses e dissertações que contribuissem para a constituição de uma história pedagogicamente vetorizada Apesar das dificuldades que encontramos em um estudo histórico com orientações pedagógicas, explicitamos práticas sociais e relações de poder que influenciaram o problema de determinação de áreas no antigo Egito, na Babilônia, e nos trabalhos de quadratura de Hipócrates, Arquimedes e Fermat-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The objective of this present work is a formation of a history of determination of area, particulary some works about squaring of planes pictures, oriented for preservice Mathematics Teacher Education From history texts we elaborate questions in since of evince the multiple dimensions of Mathematics and remove of its supost isolation of other socials practices that participate of formation of mathematics culture Thus, we sought books, articles, dissertations and theses that help for the formation of a “history pedagogically oriented” Despite the difficulties we found in the history study with pedagogics orientations, we made clear the social practices and relationships of power that influenced the concept of area in the old Egypt, in Babilonia, and the work of squaring of Hippocrates, Archimedes and Fermat-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Teacher training - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - History - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectSquaring of the circle-
Título: dc.titleUm estudo histórico sobre quadraturas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.