Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ramírez-Gálvez, Martha Celia [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Jeolás, Leila Sollberger | - |
Autor(es): dc.contributor | Facchini, Regina | - |
Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Stéphanie Olegário | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:14:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:14:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15199 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982673 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Nesta pesquisa procurei compreender como o armário gay e o gaydar são produzidos e produzem subjetividades, identidades e sociabilidades através das diferentes experiências online e offline de mulheres que se autointitulam lésbicas ou bissexuais Busquei entender também como essas novas dinâmicas reestruturam tanto o armário quanto o gaydar, e como minhas interlocutoras vivenciam sua bi/homossexualidade nesse contexto A partir de um recorte de diferentes espaços de sociabilidade online, a metodologia desta pesquisa se dividiu entre a observação do site Sapatômica e do vlog Canal das Bee, e a observação participante do bate-papo do UOL, e de dois grupos do Facebook A pesquisa foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas e em profundidade, e da análise de vídeos, textos e imagens coletados Armário e gaydar são concebidos por elas como dispositivos “seguros” para as experiências lésbicas diante de situações de homofobia, sexismo e violência Pode-se considerar que o armário evidencia uma situação de opressão, enquanto o gaydar oculta processos biopolíticos que impõe uma série de classificações ao corpo sexuado, reforçando a matriz heterossexual ao mesmo tempo que ressalta a ficção da mesma Consequentemente, o conceito de gênero figurou como principal articulador desse movimento entre o segredo e o assumir-se | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In this research, I seek to comprehend how the “gay closet” and the “gaydar” are produced and produce subjectivities, identities and sociabilities by varying online and offline experiences from women who are self-declared lesbians or bisexuals I tried to understand how those new dynamics rebuild the idea of closet and the gaydar themselves And also discern how the women in this research assimilate with their bi/homosexuality in the context The methodology of this study started from clipping of different online social media, and from there focused in the observation of "Sapatônica" website and "Canal das Bee" vlog, participating as observer in UOL webchat gay channels, and in two Facebook groups The research was built from semi-structured and in-depth interviews as well as analysis from collected videos, texts and images Closet and gaydar are designed by them as “safe” dispositives to lesbians experiences in situations of homophobia, sexism and violence It can also be considered that the closet highlights an oppressive situation, while the gaydar hides biopolitics processes that impose many categories to the sexed body, maintaining a heterosexual pattern while it juts the fiction of itself As a consequence, the concept of gender turned out to be the most important in this movement between to hide (in) and to assume (out) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciências Sociais | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gaydar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet e lesbianismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social sciences | - |
Título: dc.title | Será que ela é : armário e gaydar através de sociabilidades de mulheres bissexuais e lésbicas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: