Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lorencini Junior, Álvaro [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Corazza, Maria Júlia | - |
Autor(es): dc.contributor | Pimenta, José Antonio | - |
Autor(es): dc.creator | Lalin-Soato, Alessandra Maziero | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:13:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:13:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11267 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982638 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo se propôs a analisar as interações discursivas em aulas de Biologia, no intuito de avaliar como as interações podem contribuir para a elaboração social do conhecimento científico Como embasamento teórico, recorreu se à abordagem sócio-interacionista de Vygotsky e o conceito de Aprendizagem Significativa de Ausubel, almejando responder às seguintes questões: 1) Como o professor pode conduzir as interações discursivas durante a aula, para facilitar a aprendizagem dos alunos?; 2) De que modo as intervenções dos alunos no discurso construído em aula, contribuem para o processo de construção do conhecimento?;3) É possível elaborar uma sequência didática, com base nas interações discursivas,que, suprimindo o discurso de autoridade do professor, faça prevalecer a construção compartilhada de um conceito científico em uma sala de aula de Biologia? Para responder a essas questões, realizaram-se análises das interações discursivas das aulas sobre Movimentos Vegetais, mais especificamente sobre o fototropismo e o gravitropismo, ocorridas em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, em um colégio da rede particular do Município de Apucarana, PR Durante as aulas foi realizada uma experiência com feijão (Phaseolus vulgaris L), para demonstrar os fenômenos fisiológicos e aproximar o conteúdo à percepção prática dos alunos Dentre os resultados encontrados, destacam-se o interesse dos alunos em trabalhar diretamente com as plantas; a presença inicial das concepções alternativas embasando as respostas dos alunos que atribuíam o movimento a uma questão intencional do vegetal; a elaboração do conceito científico de fototropismo e de gravitropismo de forma compartilhada entre os alunos e a prática do professor que buscou diminuir a utilização do discurso de autoridade para promover a elaboração do conhecimento, pelos alunos, de forma mais significativa para a aprendizagem | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present study is intended to analise the discursive interactions in biologyclasses, in order to assess how the interactions may contribute to the development ofsocial scientific knowledge, using as a theoretical approach to Vygotsky's socialinteraction and the concept of Meaningful Learning of Ausubel Thus, we sought toanswer the following questions: 1) How can the teacher lead the discursiveinteractions, during class, to facilitate students' learning? 2) In what way does theintervention of the students in the speech built in class, contribute to the process ofconstructing knowledge? 3) Is it possible to develop a teaching sequence based onthe discursive interactions, that, by suppressing the teacher's speech of authority, toprevail shared construction of a scientific concept in a biology classroom? To answerthese questions, reviews were performed on the discursive interactions of classes onthe Movement of Plants, more specifically about phototropism and gravitropism,occurring in a class of 3rd year of high school, in a school of the private system in thecity of Apucarana, Pr During the classes an experiment with beans (Phaseolusvulgaris L) was performed, to physiological phenomena and approach the content ofthe practical perception of students Among the findings, stands out the interest ofthe students in working directly with the plants, the initial presence of alternativeconceptions basing the responses of students who attributed the movement to anintentional matter of the plant, the preparation of the scientific concept ofphototropism and gravitropism in a shared manner between students and theteacher’s practice that sought to decrease the use of the speech of authority toencourage the development of knowledge by students, in a more significant mannerfor learning | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de conceitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach to knowledge in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perceptual learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Interações discursivas nas aulas de Biologia do ensino médio : a elaboração dos conceitos de fototropismo e gravitropismo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: