Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pasquini, Regina Célia Guapo [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Araman, Eliane Maria de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Teramon, Neuza | - |
Autor(es): dc.creator | Pizzo, Alan Machado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:13:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:13:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16061 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982633 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho trata do conceito moderno de simetria, desenvolvido a partir da sua definição, na qual utiliza três pilares: transformação, isometria e invariância O objetivo é apresentar uma proposta de abordagem de simetria para o Ensino Médio, seguindo estes pilares Para isso, pesquisamos como a palavra foi empregada em diferentes períodos até sua gênese no século XVIII com Adrien-Marie Legendre Também verificamos como os documentos oficiais que estabelecem os currículos de Matemática tratam de simetria, assim como os livros didáticos do Ensino Médio, adotados nas maiores escolas de Londrina As reflexões sobre nossos estudos nos permitiram elaborar uma proposta com atividades que se alinham com o conceito moderno de simetria Nossa proposta é direcionada para os professores do Ensino Médio, para que eles tenham condições de utilizá-la em suas aulas, assim como elaborar suas próprias abordagens à luz do conceito moderno de simetria e, com o auxílio da geometria dinâmica, por meio do software GeoGebra | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The current work deals with the modern concept of symmetry, developed from its definition, in which it uses three pillars: transformation, isometry and invariance The goal is to present a symmetry approach proposal for High School, following these pillars For this, we investigated how the word was used in different periods until its genesis in the Eighteenth Century with Adrien-Marie Legendre We have also verified how the official documents that have established the Mathematics curriculum have dealt with symmetry, as well as the High School textbooks, adopted in the largest schools in Londrina The reflections on our research allowed us to elaborate a proposal with activities that align with the modern concept of symmetry Our proposal is aimed to the High School teachers to enable them to use it in class, as well as to elaborate their own approach in the light of the modern concept of symmetry with dynamic geometry help through Geogebra software | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simetria (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de conceitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Symmetry (Mathematics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Symmetry (Mathematics) - Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concept formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Título: dc.title | O conceito moderno de simetria : uma proposta de abordagem para o ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: