Obstáculos epistemológicos e pedagógicos em relação à adaptação biológica : conceitos e propostas pedagógicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorLucas, Lucken Bueno-
Autor(es): dc.contributorMeglhioratti, Fernanda Aparecida-
Autor(es): dc.creatorCezare, Paola Sussai Luz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:13:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:13:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14612-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982608-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho apresenta um estudo a respeito do conceito de Adaptação dos Seres Vivos O trabalho foi construído no formato de multipaper No primeiro artigo intitulado A Epistemologia de Bachelard e a Construção do Conceito de Adaptação das Espécies, apresentamos uma retomada histórica da construção do conceito de adaptação, no qual utilizamos o referencial de Gaston Bachelard para evidenciar a origem de certos obstáculos epistemológicos No segundo artigo intitulado A transição do Habitat Aquático Para o Terrestre Pelos Vertebrados Sarcopterígios: Uma Proposta de Seleção de Conteúdos Baseada em Conceitos Estruturantes partimos da noção de Adaptação como conceito estruturante, para identificar como esse conceito estruturante se articula com os conceitos auxiliares, contemplando tanto a biologia evolutiva como a funcional O terceiro artigo possui o formato capítulo, este foi intitulado Superando Obstáculos Epistemológicos e Pedagógicos: Sequência Didática da Construção Histórica do Conceito de Adaptação e a Narrativa Histórica da Transição do Ambiente Aquático Para o Terrestre Por um Grupo de Vertebrados, aqui propomos uma sequência didática baseada nos dois artigos anteriores, como meio de superar obstáculos pedagógicos que surgem na dinâmica da construção do conhecimento em sala de aula-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation presents a study about the concept of adaptation of the living beings The work was built in multipaper format On the first article entitled The epistemology of Bachelard and the construction of the concept of adaptation of species, we present a historical resumption of construction of the concept of adaptation, in which we use the framework of Gaston Bachelard to show the origin of certain epistemological obstacles In the second article entitled The transition from aquatic habitat for land by sarcopterígios vertebrates: a proposal of content selection based on structuring concepts, we start with the concept of adaptation as a structural concept in biology to develop a teaching sequence about the environment occupation by terrestrial vertebrates, contemplating the Functional Biology and Evolutionary Biology The third article has a chapter format, this was titled Overcoming epistemological and pedagogical obstacles: didactic sequence of the historical construction of the concept of adaptation and Historical Narrative of Transition Aquatic Environment For Terrestrial Vertebrates For a group we propose a teaching sequence based on the previous two articles, as a means to overcome educational obstacles that arise in the dynamics of the construction of knowledge in the classroom-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAdaptação (Biologia)-
Palavras-chave: dc.subjectEvolução (Biologia)-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectAdaptation (Biology)-
Palavras-chave: dc.subjectEvolution (Biology)-
Palavras-chave: dc.subjectScience-
Título: dc.titleObstáculos epistemológicos e pedagógicos em relação à adaptação biológica : conceitos e propostas pedagógicas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.