Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barros, Rodolfo Miranda de | - |
Autor(es): dc.contributor | Fialho, Francisco Antônio Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Barros, Vanessa Tavares de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Terra, Marcus Vinicius Alencar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:13:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:13:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17843 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982607 | - |
Descrição: dc.description | Com a constante evolução do setor de Tecnologia da Informação (TI) e o crescente reconhecimento da importância da agilidade nos processos organizacionais, surge a necessidade de desenvolver métodos eficazes para avaliar e melhorar o desempenho dos profissionais que atuam nesta área. Neste sentido, esta dissertação apresenta um framework destinado à otimização do desempenho dos profissionais no setor de TI, integrando princípios da gestão ágil com práticas de desenvolvimento humano e organizacional, visando promover uma cultura de melhoria contínua, auto-organização e responsabilidade compartilhada entre os membros da equipe. O trabalho baseia-se, portanto, na crescente demanda por ambientes de trabalho mais flexíveis, adaptativos e orientados para o crescimento pessoal, em consonância com as rápidas mudanças tecnológicas e de mercado. Assim, o framework propõe uma mudança paradigmática na gestão de desempenho, enfatizando a importância da adaptabilidade, do aprendizado contínuo e do desenvolvimento de competências. Ao invés de se concentrar exclusivamente em avaliações de desempenho periódicas e muitas vezes subjetivas, a solução incentiva uma abordagem mais holística e integrada, que reconhece a complexidade do trabalho em TI e a necessidade de um desenvolvimento pessoal e profissional constantes. Através da metodologia Design Science Research de pesquisa, envolvendo cenários simulados e análises qualitativas, o estudo demonstra como a implementação deste framework pode levar a melhorias significativas na satisfação dos colaboradores, na qualidade do trabalho produzido e na eficiência operacional. Além disso, a solução proposta fornece um modelo de capacidade e maturidade e um conjunto com diretrizes práticas para gestores de TI interessados em adotar abordagens mais humanizadas e eficazes para a gestão de desempenho, alinhando os objetivos organizacionais com o bem-estar e o desenvolvimento individual dos profissionais | - |
Descrição: dc.description | With the constant evolution of the Information Technology (IT) sector and the growing recognition of the importance of agility in organizational processes, there is a need to develop effective methods to evaluate and improve the performance of professionals working in this area. In this sense, this dissertation presents a framework aimed at optimizing the performance of professionals in the IT sector, integrating principles of agile management with human and organizational development practices, aiming to promote a culture of continuous improvement, self-organization and responsibility shared among team members. The work is therefore based on the growing demand for more flexible, adaptive and personal growth-oriented work environments, in line with rapid technological and market changes. Thus, the framework proposes a paradigmatic change in performance management, emphasizing the importance of adaptability, continuous learning and skills development. Instead of focusing exclusively on periodic and often subjective performance assessments, the solution encourages a more holistic and integrated approach, which recognizes the complexity of IT work and the need for constant personal and professional development. Through the Design Science Research research methodology, involving simulated scenarios and qualitative analyses, the study demonstrates how the implementation of this framework can lead to significant improvements in employee satisfaction, the quality of work produced and efficiency operational. Furthermore, the proposed solution provides a capability and maturity model and a set of practical guidelines for IT managers interested in adopting more humanized and effective approaches to performance management, aligning organizational objectives with individual well-being and development. of professionals | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CCE - Departamento de Computação | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profissional de TI | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Ágil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Framework (Programa de computador) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processos Negociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human Performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | IT professional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agile Management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Framework (Computer program) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Business Processes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human resources | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organizational culture | - |
Título: dc.title | Um framework para gestão ágil de desempenho de profissionais de tecnologia da informação | - |
Título: dc.title | A framework for agile performance management of information technology professionals | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: