Professoras (es) LGBTQIA+ e a “ideologia de gênero”: um estudo sobre a resistência docente na cidade de Londrina

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKritsch, Raquel-
Autor(es): dc.contributorLima, Ângela Maria de Sousa-
Autor(es): dc.contributorFinco, Daniela-
Autor(es): dc.creatorAlcantara Netto, Joenes Veloso de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:13:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:13:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18256-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982593-
Descrição: dc.descriptionEm vias de compreender a relação entre docência e cenário político, o presente trabalho investiga a atuação de professoras e professores autodeclaradas (os) LGBTQIA+, atuantes no ensino público de Londrina - PR. O cenário político da última da última década, com ênfase no período presidencial de Bolsonaro, demonizou a abordagem de temas relacionados à gênero e sexualidade, entendendo-os como uma afronta à moral e aos bons costumes da família brasileira. Neste sentido, pôs-se em diálogo literatura e experiências práticas em relação à temática da autocensura. Através da análise de entrevistas episódicas de viés qualitativo, coordenadas e roteirizadas através de questionários semiestruturados, esta dissertação apresenta, principalmente, experiências docentes de pessoas LGBTQIA+ e como estas pessoas usaram da educação, enquanto uma prática de liberdade formadora de comunidades, para resistir aos diversos ataques persecutórios de políticos e civis ultraconservadores neoliberais à pedagogias progressistas e inclusivas.-
Descrição: dc.descriptionIn the course of comprehending the relationship between teaching and the political context, the present work investigates the role of self-declared LGBTQIA+ teachers, working in public education in Londrina - PR. The political scenario of the last decade, particularly during Bolsonaro's presidency, vilified the discussion of topics related to gender and sexuality, interpreting them as an affront to the morals and values of the traditional Brazilian family. In this regard, literature and practical experiences were brought into dialogue concerning the theme of self-censorship. Through the analysis of episodic interviews with a qualitative approach, guided by semi-structured questionnaires, this dissertation primarily presents the teaching experiences of LGBTQIA+ individuals and explores how they employed education, as a practice of freedom that fosters community building, to resist the various persecutory attacks from ultraconservative neoliberal politicians and civilians against progressive and inclusive pedagogies-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de Ciências Sociais-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Sociologia-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectLGBTQIA+-
Palavras-chave: dc.subjectIdeologia de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectAutocensura-
Palavras-chave: dc.subjectProfessoras-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino público - Londrina - Pr-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo - Aspectos sociais - Londrina - Pr-
Palavras-chave: dc.subjectLiberdade acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectLGBTQIA+-
Palavras-chave: dc.subjectGender Ideology-
Palavras-chave: dc.subjectSelf-censorship-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectPublic education - Londrina - Pr-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalism - Social aspects - Londrina - Pr-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic freedom-
Título: dc.titleProfessoras (es) LGBTQIA+ e a “ideologia de gênero”: um estudo sobre a resistência docente na cidade de Londrina-
Título: dc.titleLGBTQIA+ teachers and "gender ideology": a study on teacher resistance in the city of Londrina-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.