Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kritsch, Raquel | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ângela Maria de Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor | Finco, Daniela | - |
Autor(es): dc.creator | Alcantara Netto, Joenes Veloso de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:13:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:13:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18256 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982593 | - |
Descrição: dc.description | Em vias de compreender a relação entre docência e cenário político, o presente trabalho investiga a atuação de professoras e professores autodeclaradas (os) LGBTQIA+, atuantes no ensino público de Londrina - PR. O cenário político da última da última década, com ênfase no período presidencial de Bolsonaro, demonizou a abordagem de temas relacionados à gênero e sexualidade, entendendo-os como uma afronta à moral e aos bons costumes da família brasileira. Neste sentido, pôs-se em diálogo literatura e experiências práticas em relação à temática da autocensura. Através da análise de entrevistas episódicas de viés qualitativo, coordenadas e roteirizadas através de questionários semiestruturados, esta dissertação apresenta, principalmente, experiências docentes de pessoas LGBTQIA+ e como estas pessoas usaram da educação, enquanto uma prática de liberdade formadora de comunidades, para resistir aos diversos ataques persecutórios de políticos e civis ultraconservadores neoliberais à pedagogias progressistas e inclusivas. | - |
Descrição: dc.description | In the course of comprehending the relationship between teaching and the political context, the present work investigates the role of self-declared LGBTQIA+ teachers, working in public education in Londrina - PR. The political scenario of the last decade, particularly during Bolsonaro's presidency, vilified the discussion of topics related to gender and sexuality, interpreting them as an affront to the morals and values of the traditional Brazilian family. In this regard, literature and practical experiences were brought into dialogue concerning the theme of self-censorship. Through the analysis of episodic interviews with a qualitative approach, guided by semi-structured questionnaires, this dissertation primarily presents the teaching experiences of LGBTQIA+ individuals and explores how they employed education, as a practice of freedom that fosters community building, to resist the various persecutory attacks from ultraconservative neoliberal politicians and civilians against progressive and inclusive pedagogies | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Ciências Sociais | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | LGBTQIA+ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologia de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autocensura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professoras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino público - Londrina - Pr | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo - Aspectos sociais - Londrina - Pr | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liberdade acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | LGBTQIA+ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender Ideology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-censorship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public education - Londrina - Pr | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalism - Social aspects - Londrina - Pr | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic freedom | - |
Título: dc.title | Professoras (es) LGBTQIA+ e a “ideologia de gênero”: um estudo sobre a resistência docente na cidade de Londrina | - |
Título: dc.title | LGBTQIA+ teachers and "gender ideology": a study on teacher resistance in the city of Londrina | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: