Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alves, Regina Célia dos Santos [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Limoli, Loredana | - |
Autor(es): dc.contributor | Cézar, Adelaide Caramuru | - |
Autor(es): dc.creator | Carmona, Gustavo Fujarra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:13:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:13:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13099 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982592 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo objetiva analisar como se dá a (re) (des) construção do “eu” , enquanto identidade, no romance A Paixão Segundo GH de Clarice Lispector diante da crise dos valores e da linguagem, criada a partir da perspectiva psico-filosófica da alteridade Para tanto, buscaremos apoio na perspectiva de Nietzsche e Montaigne acerca da linguagem e dos “valores morais e sociais” e nos apontamentos de Julia Kristeva, Paul Ricoeur e de Freud a respeito da condição de “estrangeiro” em relação ao mundo que cerca o homem, além do trabalho relativo à fortuna crítica acerca da obra de Clarice Lispector Objetivamos, deste modo, expor a forma como Clarice Lispector articula, na multiplicidade de sua narrativa, o encontro entre esferas distintas, permitindo assim a subjetivação e renovação do passado e a criação de novos signos, que neutralizam e implodem a noção logicista e atomicista de “eu”, assim como as noções de verdade, de significados e valores, por vezes, cristalizados | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study aims to analyze how does the (re)(de)construction of “self”, as identity, happens in the novel A Paixão Segundo GH (The Passion According to GH) by Clarice Lispector with the crisis of values and language, created from the psycho-philosophical perspective of otherness To this purpose, we will seek support in the works of Nietzsche and Montaigne on language and the "moral and social values” and the works of Julia Kristeva, Paul Ricoeur and Freud about the status of "foreignness" in relation to the world around man, in addition, we will work over the critical fortune about the work of Clarice Lispector We aim thus to expose how Clarice Lispector articulates, in the multiplicity of her narrative, the encounter between different spheres, thus allowing the subjectivity and renewal of the past and creating new signs, which neutralize and implode the notion of a logical and atomic "self" as well as the crystallized notions of truth, meaning and values | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Letras | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ficção brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pluralismo cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alteridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lisperctor, Clarice, 1925-1977 - Criticism and interpretation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian fiction - History and criticismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural pluralismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Otherness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy – Literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Seman | - |
Título: dc.title | Alteridade e (re)(des)construção da identidade em Clarice Lispector : um estudo de A paixão segundo G.H | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: