Apropriações de conceitos de ecologia por meio da transcodificação entre representações 3D e verbal feitas por estudantes do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLaburú, Carlos Eduardo [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorPimenta, José Antonio-
Autor(es): dc.contributorSilva, Lenice Heloisa de Arruda-
Autor(es): dc.creatorBasso, Camila Regina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:13:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:13:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15018-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982573-
Descrição: dc.descriptionResumo: Os estudos acerca do ensino de Ciências vêm aumentando de forma constante, muitos deles preocupados em atender às necessidades e às dificuldades individuais dos alunos Sob essa perspectiva, a presente pesquisa elaborou uma sequência de atividades multimodais, sustentada pelo Modelo de Formulação de Perguntas, para acompanhar as apropriações do conceito de Ecologia que levam a compreensao do equilibrio ecológico ao realizarem transcodificações entre representações 3D Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com aprendizes do Ensino Fundamental As atividades multimodais foram favoráveis a apropriação dos conceitos pelos alunos, pois motivaram a participação, a curiosidade, a reflexão e o seus interesses dos estudantes A transcodificação foi uma ferramenta funcional e possibilitou acompanhar e identificar que os alunos mostraram a apropriação de vários conceitos de ecologia, proporcionando um melhor desempenho na compreensão e em suas produções As atividades possibilitaram a alguns estudantes a apropriação dos conceitos de equilíbrio ecológico e a outros iniciaram o processo de aprendizagem desses conteúdos-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Studies looking into science teaching practices have been increasing constantly with many of them focusing on the individual needs and difficulties of the students From this perspective, the present research developed a sequence of multimodal activities, supported by the Question Formulation Technique, in order to follow up the appropriations of the ecological concept that lead to understanding of the ecological balance when performing transcodification between 3D and verbal representations This is a qualitative research performed with primary school students The multimodal activities were favourable to this research since they motivated the students’ participation, curiosity, reflection and interest Transcodification was a functional tool and enabled monitoring and identifying that learners showed an appropriation of several concepts of ecology, allowing them a better understanding and performance in their compositions The activities enabled some pupils to better understand the concept of ecological balance and others to start their learning process-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de conceitos-
Palavras-chave: dc.subjectPerguntas e respostas-
Palavras-chave: dc.subjectAlunos-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento cognitivo-
Palavras-chave: dc.subjectScience-
Palavras-chave: dc.subjectEcology-
Palavras-chave: dc.subjectQuestions and answers-
Palavras-chave: dc.subjectSchool children - Interdisciplinary approach to knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectCognitive development-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectConcept formation-
Título: dc.titleApropriações de conceitos de ecologia por meio da transcodificação entre representações 3D e verbal feitas por estudantes do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.