
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Soares, Maria Tereza Carneiro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gorni, Doralice Aparecida Paranzini | - |
| Autor(es): dc.contributor | Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] | - |
| Autor(es): dc.creator | Pedrochi Junior, Osmar | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:13:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:13:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13284 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982567 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo a respeito de avaliação escolar como oportunidade de aprendizagem, com base em: Hadji (1994; 21) e Barlow (26), dois dos autores que examinam teoricamente a avaliação escolar; Buriasco e seus colaboradores no interior do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação (GEPEMA); Van den Heuvel-Panhuizen (1996), De Lange (1999) e Gravemeijer (25) que tratam da avaliação na perspectiva da Educação Matemática Realística Este estudo foi realizado sob uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, com base na Análise de Conteúdo Para a realização do estudo foram levantados seis temas recorrentes nas obras dos autores: a concepção de avaliação escolar; os instrumentos de avaliação escolar apresentados; as funções e propósitos da avaliação escolar; os procedimentos e estratégias da avaliação; a regulação da aprendizagem; a intervenção, os quais serviram de base para a realização de fichamentos, quadros e comparações das ideias encontradas De modo geral, são convergentes as perspectivas de avaliação dos autores estudados, ainda que com diferentes denominações: “avaliação didática”, “avaliação formativa” Algumas ações são consideradas importantes para que uma avaliação se constitua como oportunidade de aprendizagem: a autoavaliação, o feedback, a avaliação como prática de investigação, a utilização da análise da produção escrita | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This work presents a study on school assessment as a learning opportunity based on: Hadji (1994; 21) and Barlow (26), two authors who examine school assessment in theory; Buriasco et all, within the context of GEPEMA – a group of research and studies on Mathematics Education and Evaluation; and Van den Heuvel-Panhuizen (1996), De Lange (1999) and Gravemeijer (25), who work with evaluation under the perspective of Realistic Mathematics Education The study was held under the qualitative and interpretative approach and based on the Content Analysis Six recurrent themes from the authors’ works were identified: the concept of school evaluation; instruments of evaluation; functions and purposes of school assessment; assessment procedures and strategies; learning regulation; and intervention These themes were used for data collection, construction of charts and comparisons of findings In general, the authors have convergent perspectives on evaluation despite the use of different denominations: “didactic assessment”, “formative assessment” Some actions are considered important for assessment to be seen as a learning opportunity: self-evaluation, feedback, evaluation as practice of investigation, and the analysis of written production | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores de matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics teachers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational evaluation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Academic achievement - Evaluation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
| Título: dc.title | Avaliação como oportunidade de aprendizagem em matemática | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: