Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Molina, Letícia Gorri [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Zaninelli, Thaís Batista | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalez, Paula Regina Ventura Amorim | - |
Autor(es): dc.creator | Strik, Marcelo Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:13:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:13:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16683 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982558 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Gestão do Conhecimento é a capacidade de gerenciar, descobrir, mapear, classificar, captar, distribuir, criar, multiplicar e reter conhecimento com eficiência e eficácia Para organizações que buscam garantir sua sobrevivência, expansão e aumentar a competitividade em relação às outras, é essencial que implementem as práticas de Gestão do Conhecimento como estratégia organizacional Esta pesquisa de natureza básica, tipologicamente se caracteriza como descritiva, com abordagem qualiquantitativa e utilizou como método, o Estudo de Casos Múltiplos, e como instrumentos de coleta a entrevista semiestruturada, observação direta e análise de documentos O universo pesquisado foi o Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Londrina e região, tendo como população a Governança do Arranjo Produtivo Local e a amostra foi composta por três empresas que possuem 25 colaboradores ou mais pertencentes a esta governança Optou-se pela pesquisa do segmento de Tecnologia de Informação, devido ao alto fluxo de informações e conhecimentos gerados, no desenvolvimento e comercialização das licenças de software, composto pelas etapas de levantamento dos requisitos, estratégia da gestão de projeto, documentação, atualização e manutenção, sendo imprescindível a socialização do conhecimento em todas as fases Por meio da coleta e análise dos dados, foi possível definir o perfil das empresas e identificar a existência de práticas e ferramentas de Gestão do Conhecimento, porém evidenciou-se que essas práticas são isoladas e definidas por terminologias específicas do segmento de Tecnologia da Informação O fato de serem empresas pertencentes a uma comunidade de prática, no caso a Governança, demonstra o quanto o compartilhamento é valorizado e utilizado na maximização das perspectivas do setor Esta Dissertação também sugere algumas práticas de Gestão do Conhecimento, levando em consideração a realidade e cultura de cada organização pesquisada | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Knowledge Management is the capacity to manage, discover, map, classify, capture, distribute, create, multiply and retain knowledge efficiently and effectively For organizations that seek to ensure their survival, expansion and increase competitiveness in relation to others, it is essential that they implement the practices of Knowledge Management as an organizational strategy This basic research, typologically characterize itself as descriptive, with a quali-quantitative approach and used as a method, the Multiple-Case studies, and as instruments collect the semistructured interview, direct observation and document analysis The universe researched was the Local Productive Arrangement of Information Technology in Londrina and region, having as population the Local Productive Arrangement Governance and the sample was composed of three companies that have 25 employees or more belonging to this governance The information technology segment was chosen due to the high flow of information and knowledge generated in the development and commercialization of software licenses, consisting of the following steps: requirements gathering, project management strategy, documentation, updating and maintenance, being essential the socialization of the knowledge in all the phases Through data collection and analysis, it was possible to define the profile of companies and identify the existence of Knowledge Management practices and tools, but it was evidenced that these practices are isolated and defined by specific terminologies of the Information Technology segment The fact that they are companies belonging to a community of practice, the Governance in this case, demonstrates how much the sharing is valued and used in the maximization of the sector’s perspectives This master’s thesis also suggests some Knowledge Management practices, taking into account the reality and culture of each organization researched | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concorrência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information science | - |
Título: dc.title | Gestão do conhecimento em empresas de tecnologia da informação e comunicação : análise do ambiente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: