Validação em atividades de modelagem matemática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lourdes Maria Werle de-
Autor(es): dc.contributorRamos, Daiany Cristiny-
Autor(es): dc.contributorVeronez, Michele Regiane Dias-
Autor(es): dc.creatorKowalek, Rosângela Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:13:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:13:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17148-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982553-
Descrição: dc.descriptionNesta pesquisa abordamos a temática validação em atividades de modelagem matemática. Optamos por um relatório no formato multipaper, composto por dois artigos que tratam da temática escolhida. Assim, no primeiro artigo buscamos elucidar, por meio de uma pesquisa inventariante, como a validação em atividades de modelagem matemática vem sendo entendida e realizada em atividades de modelagem matemática na sala de aula. Para isso, buscamos indicativos de validação nos documentos oficiais que norteiam o ensino de Matemática no Brasil, seguida por uma revisão sistemática na literatura sobre a validação em atividades de modelagem matemática e perguntas realizadas a três professores da área de Modelagem Matemática. Os resultados dessa investigação evidenciam duas abordagens para a validação, a validação pode (e deve) se dar no decorrer de todo o desenvolvimento da atividade de modelagem matemática e a validação que se concentra em fases (ou etapas) específicas de uma atividade de modelagem matemática. No segundo artigo investigamos de que modo os alunos realizam a validação em atividades de modelagem matemática e o que dela decorre para a aceitação ou elaboração das respostas para o problema investigado na atividade de modelagem matemática. Os resultados inferidos a partir de uma pesquisa empírica conduzem a construção de um framework para a validação, o qual elucida elementos constitutivos da validação em atividades de modelagem matemática. A partir dos resultados dos artigos, identificamos uma caracterização de validação em atividades de modelagem matemática, em que os entendimentos de validação e as ações dos alunos permeiam uma análise, verificação, revisão, checagem, avaliação dos elementos da atividade de modelagem matemática de acordo com as necessidades que emergem durante o desenvolvimento, ou ao final, visando a confiabilidade da atividade desenvolvida.-
Descrição: dc.descriptionIn this research, we approach about validation in mathematical modelling activities. We organized the results into two papers. In the first paper, after doing inventory survey, we discussed how validation on mathematical modelling activities is being understood and how it is doing at classroom. For this, we studied official Brazilian documents on teaching Mathematics, mathematical modelling literature and then, we applied a questionnaire to three mathematical modelling teachers. The results of this investigation show two approaches to validation, validation can (and should) take place throughout the development of the mathematical modeling activity and validation that focuses on specific phases (or steps) of a mathematical modeling activity. In the second paper, we investigated how students perform validation in mathematical modelling activities and what follows from that for students to accept or elaborate answers to the mathematical modelling problem. After empirical research, the outcome allows us organized a framework with some elements about validation in mathematical modelling activities. After both papers, we recognize that validation in mathematical modelling activities and the students’ actions include analyses, verification, reviewing, checking, and evaluation about mathematical modelling activities elements. All of this appears while the students perform in mathematical modelling activities, or at the end of the activity, when the students looking for a reliable result.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCCE - Departamento de Matemática-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectValidação-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades de modelagem matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics Education-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical Modeling-
Palavras-chave: dc.subjectValidation-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical modeling activities-
Título: dc.titleValidação em atividades de modelagem matemática.-
Título: dc.titleValidation in mathematical modeling activities-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.