Livros didáticos e modelagem matemática : uma caracterização da transposição didática do conteúdo de integral nestes ambientes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorBisognin, Eleni-
Autor(es): dc.contributorPasquini, Regina Célia Guapo-
Autor(es): dc.creatorCirilo, Kassiana Schmidt Surjus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:13:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:13:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11795-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982542-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho apresenta uma investigação sobre a Transposição Didática de conteúdos do Cálculo Diferencial e Integral em livros didáticos e em atividades de Modelagem Matemática O estudo está fundamentado na teoria da Transposição Didática de Yves Chevallard e na Modelagem Matemática como alternativa pedagógica Estabelecemos previamente três atributos fundamentados nos requisitos e características da Transposição Didática do saber sábio para o saber a ensinar definidos por Yves Chevallard e em regras elaboradas por Jean-Pierre Astolfi A investigação tem como objetivo inferir se estes atributos são observados na transposição do conteúdo de integral em livros didáticos e em atividades de Modelagem Matemática Analisamos os livros Cálculo I de George Thomas Jr e Um Curso de Cálculo vol I de Hamilton Guidorizzi e quatro atividades de Modelagem Matemática A análise revela que a Transposição Didática do saber sábio para o saber a ensinar é parcialmente contemplada nos livros didáticos Também inferimos que a Transposição Didática do saber sábio para o saber a ensinar é parcialmente contemplada nas atividades de Modelagem Matemática, porém sobre diferentes aspectos Essas informações permitiram perceber as vantagens e desvantagens de se trabalhar conceitos matemáticos por meio de atividades de Modelagem Matemática e de livros didáticos e a potencialidade da associação do livro e das atividades para o ensino do Cálculo Diferencial e Integral-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research shows an investigation about the Didactic Transposition of the contents of the Differential and Integral Calculus in didactic books and in activities of Mathematical Modeling The study is reasoned in the theory of the Didactic Transposition of Yves Chevallard and in the Mathematical Modeling as a pedagogical alternative We established previously three attributes reasoned in the requisites and characteristics of the Didactic Transposition of the knowledge to the knowledge how to teach defined by Yves Chevallard and in rules elaborated by Jean-Pierre Astolfi The investigation has as aim infer if these attributes are observed in the transposition of the content of integral in Didactic books and in activities of Mathematical Modeling We analyzed the books of calculus 1 by George Thomas Jr and A Course of Calculus volume 1 by Hamilton Guidorizzi and four activities of Mathematical Modeling The analysis revels that the Didactic Transposition of the knowledge to the knowledge of teaching is partially included in the didactic books We also infer that the Didactic Transposition of the knowledge to the knowledge of teaching is partially included in the activities of Mathematical Modeling, however about different aspects These data permitted to notice the advantages and disadvantages of working mathematical concepts by means of activities of Mathematical Modeling and didactical books and the potentiality of the association of the book and the activities for the teaching of the Differential and Integral Calculus-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectModelos matemáticos-
Palavras-chave: dc.subjectModelos matemáticos-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical models-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical models - Mathematics education-
Título: dc.titleLivros didáticos e modelagem matemática : uma caracterização da transposição didática do conteúdo de integral nestes ambientes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.