Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Contani, Miguel Luiz [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Lauro Frederico Barbosa da | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Dirce Vasconcellos | - |
Autor(es): dc.creator | Ciquini, Fábio Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:13:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:13:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12176 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982509 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho analisa a apropriação dos signos de rebeldia do movimento punk na visualidade da moda contemporânea Por meio de um método em que se identifica o efeito do signo, sua capacidade de transmutar formas e ao mesmo tempo manter sentimentos evocados, demonstra-se que parte da rebeldia que marcava os punks na década de 197 é evocada na visualidade de algumas coleções de moda atuais Foram coletadas e analisadas imagens fotográficas do período entre 1974 e 1976 da cena punk de Londres e imagens de coleções de moda mais recentes, que têm por inspiração aquele movimento jovem inglês Utilizou-se como fundamentação a teoria dos signos de Charles Sanders Peirce, os conceitos de similaridade e contiguidade, o de funções da linguagem de Roman Jakobson e fundamentos de estética, esta última também inspirada em Peirce Com relação à moda, foram abordados os aspectos de transitividade entre épocas e a mutabilidade que lhe é característico provocar Sobre o punk, foi consultada bibliografia de caráter histórico descritivo do movimento O resultado permite afirmar que embora muito do que a moda expressa hoje sejam signos suavizados e transmutados, estes são fortes no sentido de preservar a mesma sensação de rebeldia e choque que outrora, no movimento punk, foram considerados ultrajantes Uma contribuição pretendida é também a de enunciar um procedimento para leitura de imagens e enriquecer o debate sobre metodologias já existentes | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study examines the appropriation of signs of rebellion of punk movement in the visual aspects of contemporary fashion By means of a method that identifies the effect of the sign, its ability to transmute ways while maintaining feelings evoked, it is demonstrated that part of the rebellion that marked the punks in the 197s is evoked in some visual collections in current fashion There have been collected and analyzed photographic images of the period between 1974 and 1979 of the London punk scene and images from the latest fashion collections, which inspiration comes from punk A fundamental basis was drawn from the theory of signs of Charles Sanders Peirce, the concepts of similarity and contiguity, the functions of the language by Roman Jakobson and grounds of a Peirce inspired aesthetics In fashion aspects, transitivity between seasons and the mutability characteristic of fashion were discussed About punk, a historical bibliography depicting the movement was consulted The result can state that although much of that fashion today expressed are signs transmuted, the sensation of shock and rebellion is preserved It is the same sensation that once, in punk movement was considered outrageous A contribution is also intended to lay down a procedure for image reading and enrich the debate about existing methodologies | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Comunicação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moda Punk | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento punk | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fashion's punk's - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Punk's aesthetic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fashion's | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Images - Social aspects | - |
Título: dc.title | Suave rebeldia : como a visualidade na moda contemporânea se apropria da estética do movimento Punk | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: