O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental : o uso de fontes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSimon, Cristiano Gustavo Biazzo [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Sônia Regina-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Sandra Regina-
Autor(es): dc.creatorBernardo, Susana Barbosa Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:13:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:13:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12102-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982503-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho está inserido no campo de reflexão a respeito do ensino de História e do saber discente O objetivo principal foi o de refletir sobre a construção do saber histórico nos primeiros anos do ensino fundamental a partir do uso de fontes Considerando a perspectiva teórica acerca da formação histórica apresentada pelo historiador alemão Jörn Rüsen, a pesquisa foi realizada no município de Tarumã (SP), com oito classes do Ensino Fundamental, sendo duas classes de cada série a partir do segundo ano Procurou-se verificar se são ou não utilizadas fontes históricas nas aulas de História nesta etapa de estudo Buscou- se também investigar qual a compreensão dos alunos acerca das fontes históricas e se estes são capazes ou não de realizar inferências a partir destas Discute-se ainda a natureza e o estatuto das fontes históricas no conhecimento científico e no conhecimento escolar-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research is inserted in the field of reflection about the teaching of History and students' knowledge The main objective was to reflect on the construction of historical knowing in the early years of elementary school since the use of sources Considering the theoretical perspective about the historical formation presented by the German historian Jörn Rüsen, the research was carried out in the town of Tarumã (SP), with eight classrooms of elementary school, being two classrooms of each series, beginning in the second year It was verified if the historical sources are used or not in the classes of History in this stage school It was also verified what is the understanding of the pupils concerning the historical sources and if these are capable or not to carry out inferences starting from those studies Also argues about the nature and the statute of the historical sources in the scientific knowledge and school knowledge-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationHistória-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em História-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFontes históricas-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectHistory-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical sources-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Título: dc.titleO ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental : o uso de fontes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.