Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Ana Lúcia de Campos | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Sheila Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Souto, Helena de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:13:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:13:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13680 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982497 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho parte da premissa de que a literatura clássica é importante na formação do educando, em especial as obras de Machado de Assis Tem como objetivo conhecer e investigar aspectos e características da literatura canônica, desenvolver estratégias que facilitem a compreensão do texto literário, além da formação de um leitor com visão crítica, criativa, com capacidade de argumentar e defender a sua opinião Para alcançar tal propósito, foram discutidas as concepções de leitura literária presentes nos documentos oficiais que norteiam a educação básica, como a LDB, os PCNs, as DCEs, a BNCC e o CREP A fundamentação teórica desta pesquisa cotejou os estudos dos seguintes autores: Lajolo e Zilberman (1991,1996), Calvino (211), Candido (1972), Compagnon (1999, 29), Cosson (29), Freire (25), Jauss (1994), Kleiman (1993), Machado (22), Oliveira (27), Petit (28), entre outros Com o intuito de mostrar a importância da literatura clássica na formação intelectual e social do educando, desenvolveu-se um projeto de intervenção, tendo como alvo os alunos do 9º ano do ensino fundamental, como base teórico-metodológica, foram utilizadas as estratégias de leitura desenvolvidas por Solé (1998), resultando em um caderno pedagógico com três unidades didáticas, com as obras de Machado de Assis “A carteira”, “Dom Casmurro” em HQ bem como o romance tradicional Neste caderno estão contidas as orientações para o professor e as atividades que podem ser impressas para os alunos Como resultado, espera-se que este trabalho colabore com o ensino de leitura literária, levando o educando a compreender a importância e o valor dos clássicos em sua formação intelectual e social, com opiniões próprias acerca das questões sociais a seu redor Que o aluno além do conhecimento da obra clássica, aproxime-se de outros títulos do mesmo autor, assim como de outros autores clássicos e, se sinta motivado a conhecer outros livros | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work is based on the premise that classical literature is important in the education of students, especially the works of Machado de Assis It aims to know and investigate aspects and characteristics of canonical literature, develop strategies that facilitate the understanding of the literary text, in addition to training a reader with a critical and creative view, with the ability to argue and defend their opinion To achieve this proposal, the concepts of literary reading present in official documents that guide basic education, such as the LDB, the PCNs, the DCEs, the BNCC and the CREP, were discussed The theoretical foundation of this research articulated the studies of the following authors: Lajolo and Zilberman (1991, 1996), Calvino (211), Candido (1972), Compagnon (1999, 29), Cosson (29), Freire (25), Jauss (1994), Kleiman (1993), Machado (22), Oliveira (27), Petit (28), among others In order to show the importance of classical literature in the student's intellectual and social formation, an intervention project was developed, thinking of the 9th grade students of elementary school, as a theoretical-methodological basis, the reading strategies developed by Solé (1998), resulting in a pedagogical notebook with three didactic units, with the works of Machado de Assis “The portfolio”, “Dom Casmurro” in HQ and the novel It contains guidelines for the teacher and activities that can be printed for students As a result, it is expected that this work will collaborate with the teaching of literary reading, leading the student to understand the importance and value of the classic in their intellectual and social formation, with their own opinions about the social issues around them That the student, in addition to knowledge of the classic work, approach other titles by the same author, feel motivated to learn about other books on their own | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Letras | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Canon (Literatura) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Canon (Literature) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature | - |
Título: dc.title | Leitura dos clássicos na escola : entre o dever e o prazer | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: