Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alexopoulos, Joanna Georgios [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Sugahara, Renato Nozaki | - |
Autor(es): dc.contributor | Bego, Marcelo da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Stege, Dreyfuss Raphael | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:13:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:13:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11626 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982496 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A preocupação sobre os gastos públicos e como os impostos são utilizados são de grande importância na área econômica Espera-se que o governo procure trazer o máximo de bem-estar para as famílias e produtividade para as firmas Assim este trabalho busca preencher a lacuna em relação a três tipos de gastos públicos O objetivo deste trabalho é analisar a alocação ótima dos gastos do governo brasileiro para a saúde, educação e infraestrutura, com a presença do efeito congestionamento nos bens públicos Para tanto se construiu um modelo de equilíbrio parcial com famílias e firmas Foram obtidos quatro resultados inéditos em relação à saúde pública, educação pública e investimento do governo em infraestrutura O primeiro resultado mostra a relação entre o efeito congestionamento entre saúde e educação, mostrando que o efeito congestionamento é maior para os gastos em saúde do que os gastos em educação O segundo resultado mostra que em uma economia com alto nível de capital humano, o efeito congestionamento na educação é menor O terceiro resultado mostra que quanto maior a qualificação do agente, maior sua demanda em educação privada Por fim, o último resultado implica que gastos do governo em infraestrutura, mantendo os gastos com educação constante, aumenta a desigualdade | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Economia Regional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Economia Regional | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The concern about public spending and how taxes are used are of great importance in economics The government is expected to seek to bring maximum welfare to families and productivity to firms Therefore, this work aims to fill the gap in relation to three types of public expenditure The objective of this study is to analyze the Brazilian government optimal allocation on health, education and infrastructure, with the presence of the congestion effect on public goods For this, it was built a partial equilibrium model with families and firms Four unprecedented results were obtained with respect to public health, public education and government investment in infrastructure The first result shows the relationship between the congestion effect between health and education, showing that the congestion effect is higher for health spending than spending on education The second result shows that in an economy with a high level of human capital, the congestion effect in education is lower The third result shows that the higher the qualification of the agent, higher his demand on private education Finally, the last result implies that government spending on infrastructure, keeping spending on education constant, increases inequality | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Economia Regional | - |
Relação: dc.relation | Centro de Estudos Sociais Aplicados | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Economia Regional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Despesa pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Periódicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito das inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Brazil | - |
Título: dc.title | Alocação ótima dos gastos do governo brasileiro para saúde, educação e infraestrutura | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: