
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Kaseker, Mônica Panis [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Buzalaf, Márcia Neme | - |
| Autor(es): dc.contributor | Benites, Eliel | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Lucas Fernando | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:13:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:13:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8799 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982444 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: As autobiografias étnico-comunitárias são uma atividade curricular desenvolvida no Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica dos estudantes indígenas da UEL A produção de vídeos autobiográficos tem como proposta reafirmar a identidade étnico-comunitária e dar visibilidade para presença indígena na universidade Esta pesquisa visa compreender de que forma o processo de produção dos vídeos se converte em uma política identitária que fortalece a presença desses estudantes na universidade O aparato teórico deste estudo compreende os conceitos de hibridação e identidades culturais, interculturalidade, estereótipos e autorrepresentação Como metodologia, propõe-se uma cartografia (GUATTARI; ROLNIK, 1996; PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 215) dos processos de construção de sentidos na elaboração dos vídeos A análise parte das afetações do cartógrafo, gestadas pelos estudantes, durante o processo de produção dos vídeos autobiográficos que convergem para a experiência da política identitária Os resultados demonstraram que falar sobre ser indígena e sobre suas trajetórias pode ser, para alguns deles, motivo de descoberta e celebração de sua ancestralidade, enquanto para outros soa como um fardo identitário que nem sempre estão dispostos a carregar | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Ethnic-community Autobiographies are activities developed in the Intercultural Cycle of Academic Initiation curriculum for indigenous students at UEL The production of autobiographical videos with these students, for example, is considered an activity that extends within the university in order to raise awareness among the academic community about the presence of indigenous peoples, and among themselves about the importance of reaffirming and being at the university From this perspective, this research aims to understand how the production process of autobiographical videos becomes an identity policy that strengthens the presence of these students at the university The theoretical framework of this study comprises the concepts of hybridization and cultural identities, interculturality, stereotypes and self-representation As a methodology, a cartography (GUATTARI; ROLNIK, 1996; PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 215) of the processes of construction of meanings in the preparation of videos is proposed Thus, the analysis starts from the effects during the production process of the autobiographical videos that converge to the experience of identity politics The findings demonstrated that talking about being an indigenous person and their trajectories can be, for some of them, a reason for discovering and celebrating their ancestry, while for others it could be an identity burden that they are not always willing to bear | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Comunicação | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Índios | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Baixada Maranhense (MA: Microrregião) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade cultural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudos interculturais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indians | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultural identity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cross-cultural studies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Self-representation | - |
| Título: dc.title | Autobiografias étnico-comunitárias : a produção audiovisual como experiência político-identitária indígena na universidade | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: