Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gimenez, Telma [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Furtoso, Viviane Aparecida Bagio | - |
Autor(es): dc.contributor | Siqueira, Domingos Sávio Pimentel | - |
Autor(es): dc.contributor | Cristovão, Vera Lúcia Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Furtoso, Viviane Aparecida Bagio [Coorientador] | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Fernanda de Cássia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:13:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:13:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10896 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982440 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O uso, cada vez mais frequente, do inglês como língua franca (ILF) tem tornado os falantes nativos minoria diante dos falantes não nativos Enquanto fenômeno sociolinguístico, pesquisas no campo de ILF sugerem que usuários do inglês adotam estratégias criativas e não aderem a normas do falante nativo britânico ou norte-americano (JENKINS; COGO; DEWEY, 211) Considerando essas novas situações linguístico-comunicativas, torna-se relevante abordar suas implicações pedagógicas em contextos de ensino-aprendizagem como os de escolas públicas brasileiras Enquanto uma perspectiva de língua estrangeira privilegiaria situações comunicativas envolvendo falantes nativos de variedades de prestígio, a perspectiva de língua franca promoveria a consciência intercultural e a diversidade da língua inglesa como focos da pedagogia A escolha dessas perspectivas passa, naturalmente, pela adoção de livros didáticos, especialmente em virtude do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que, a partir de 21, passou a distribuir livros para aprendizagem de inglês a alunos do ensino médio Neste estudo analiso três coleções recomendadas pelo Guia de Livros Didáticos – PNLD 212, e adotadas por escolas no município de Jacarezinho/ PR Uma lista de verificação (checklist) especialmente elaborada com base na literatura sobre ILF foi empregada para examinar se as coleções analisadas aproximam-se ou não da perspectiva do Inglês como Língua Franca, ou seja, se reforçam ou não a hegemonia e a ideologia do inglês do falante nativo britânico ou norteamericano Foram analisados os primeiros volumes das coleções English for All, On Stage e Upgrade (21), bem como o Manual do Professor (21) Os resultados mostraram que a perspectiva ILE foi a que mais prevaleceu nas coleções, abrangendo atividades de produção escrita, compreensão e produção oral e sistematização gramatical Algumas ocorrências do ILF encontram-se nos objetivos gerais das coleções, em textos, na sensibilização intercultural e nos recursos semióticos Embora as coleções procurem destacar em seus objetivos gerais a consciência crítica sobre o inglês e a linguagem, e o reconhecimento da variabilidade em inglês, o ensino na perspectiva do ILF se encontra em menor proporção nas unidades didáticas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The increasing use of English as a lingua franca (ILF) by non-native speakers, by comparison, has turned native speakers into a minority group ELF research suggests that English language users adopt creative strategies and do not adhere to British or American standard varieties (Jenkins; Cogo; Dewey, 211) Considering these new linguistic and communicative situations, it is relevant to address their pedagogical implications for teaching and learning contexts such as the Brazilian public schools While a foreign language perspective would privilege communicative situations involving native speakers of prestigious varieties, the Lingua Franca perspective would promote intercultural awareness and diversity of English language as the teaching focus Naturally, the choice of these perspectives is mediated by coursebooks, especially because the National Textbook Program (PNLD) began to distribute English language coursebooks to high school students in 21 In this study I analyze three collections recommended by PNLD 212, which were adopted by schools in Jacarezinho, Paraná Based on the literature on ELF, a checklist was especially designed and used to examine whether the coursebooks followed or not a Lingua Franca perspective, ie, whether they reinforced or not the hegemony and ideology of British or American native speakers The first volume of the coursebooks English for All, On Stage e Upgrade (21) were analyzed, together with the Teacher’s Guide (21) The results showed that a foreign language perspective was prevalent in writing, listening and speaking activities, and grammatical systematization ELF aspects were found in the general objectives, some texts and semiotic resources aimed at raising intercultural awareness Although the general objectives mention the critical awareness of the English language and the recognition of variability in English, an ELF perspective is proportionally less privileged in the first volume of those coursebooks | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language | - |
Título: dc.title | Análise de coleções didáticas indicadas pelo Programa Nacional de Livros Didáticos para o Ensino Médio, sob a perspectiva do inglês como língua franca | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: