Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Arruda, Sergio de Mello [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Passos, Ângela Meneghello | - |
Autor(es): dc.contributor | Largo, Vanessa | - |
Autor(es): dc.contributor | Broietti, Fabiele Cristiane Dias | - |
Autor(es): dc.contributor | Passos, Marinez Meneghello | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Edelaine Cristina de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:13:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:13:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14761 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982422 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisar as ações de professores de Matemática em sala de aula por meio de um instrumento teórico e metodológico – a Matriz 3x3 – que permite e auxilia o estudo de ações que podem ser constituídas em sala de aula entre o professor, o aluno e o saber a ser ensinado A questão que norteou a investigação foi: quais são as ações de professores de Matemática em sala de aula e o que a Matriz 3x3 pode revelar a respeito delas? Os dados consistem em aulas vídeo-gravadas no período de um bimestre letivo e em uma entrevista com os sujeitos de pesquisa Todas as informações coletadas foram analisadas e classificadas, tendo como referencial Arruda, Lima e Passos (211) e a análise textual discursiva Considerando a multiplicidade de ações do professor em sala de aula, fez-se necessário alocá-las em diversos setores da Matriz 3x3, assim como nas muitas subcategorias que emergiram das quatro categorias de ação: Burocrático-administrativa, Espera, Explica e Escreve Os resultados desta pesquisa, que tem um papel mais descritivo, mostraram que a sucessão de ações dos professores aqui investigados resumem-se a: realizar atividades burocráticas; esperar o aluno copiar, ficar quieto ou resolver exercício, explicar e resolver conteúdo e exercício; e escrever no quadro, seja conteúdo seja exercício Os sujeitos revelaram-se preocupados, principalmente, com o ensinar e com a manutenção da ordem em sala de aula, o que justifica a concentração na coluna 2 da Matriz 3x3 (relação epistêmica, pessoal e social com o ensino) Assim, evidenciamos que, embora diferentes em alguns aspectos, com diferentes características e perfis, os sujeitos da pesquisa mostraram-se centrados na relação pessoal e social com o ensino – setores 2B e 2C | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This doctoral dissertation presents the results of a qualitative research, whose aim was to analyse the actions of Mathematics teachers in the classroom through a theoretical and methodological tool – a 3x3 Matrix – that allows and assists the study of actions that can be incorporated in the classroom among teacher, student and the knowledge to be taught The research was guided by the following question: what are the actions of Mathematics teachers in the classroom and what the 3x3 Matrix can reveal about them? The data consists of video-recorded lessons during two months of the school period and of an interview with the subjects of the research All collected information was analysed and classified, based on Arruda, Lima and Passos (211) and the discursive textual analysis Considering the mutiplicity of the teachers’ actions in the classroom, it became necessary to allocate them in varied sectors of the 3x3 Matrix, as well as in many other sub-categories that emerged from the four categories of action: Bureaucratic and administrative, Wait, Explain and Write The results of this research, which has a more descriptive role, showed that the sequence of teachers’ actions can be summarised as follows: carry out bureaucratic activities; wait for students to copy, to be quiet or to solve exercises, explain and solve contents and exercises; and write on the board, whether content or exercise The subjects appeared to be mainly concerned about teaching and keeping the classroom under control, which justifies the focus on column 2 of the 3x3 Matrix (epistemic relationship with personal and social education) Therefore, we demonstrated that, although different in some points, with different features and profiles, the subjects in this research showed to be focused on personal and social relationship with education – 2B and 2C sectors | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher-student relationships | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interaction analysis in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classroom environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and | - |
Título: dc.title | Um estudo das ações de professores de matemática em sala de aula | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: