Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rovilson José da | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Diene Eire de | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortolin, Sueli | - |
Autor(es): dc.creator | Janjacomo, Layane Feifer Calixto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:13:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:13:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18775 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982420 | - |
Descrição: dc.description | O avanço tecnológico tem sido fundamental na transformação da sociedade contemporânea, redefinindo a relação entre homem, ciência e tecnologia. Nesse cenário, os podcasts, conteúdos digitais em áudio, emergem como um meio acessível e prático para a transmissão de informações, conhecimento e histórias, possibilitando, por exemplo, o consumo de conteúdos acadêmicos enquanto se realizam outras atividades, como dirigir. Esse novo formato tem transformado o acesso à informação, tornando o aprendizado mais flexível e integrado à rotina diária. Os podcasts permitem que ouvintes incorporem discussões acadêmicas, científicas e culturais ao seu cotidiano, ampliando as possibilidades de consumo de conhecimento. Diante desse contexto, esta pesquisa buscou compreender o papel do podcast como ferramenta de mediação da informação científica no ensino superior, analisando suas finalidades nas instituições estudadas, os critérios para seleção e curadoria dos temas abordados e os recursos de acessibilidade empregados. Também foram investigados os benefícios que as instituições obtiveram após a implementação dos canais de podcast, assim como os desafios e obstáculos enfrentados na disponibilização, reprodução e acesso a esses conteúdos. Com isso, buscou-se evidenciar de que maneira o podcast contribui como meio de mediação científica, ampliando o acesso e a interação da sociedade com o conhecimento produzido no ambiente acadêmico. Quanto à metodologia, a pesquisa é de natureza básica e de caráter exploratório, adotando uma perspectiva qualitativa e o método de estudo de casos múltiplos, envolvendo a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Alma Mater de Bolonha (Unibo) como universo de pesquisa. Essas instituições, analisadas em conjunto, oferecem uma visão abrangente das práticas institucionais nacionais e internacionais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelos podcasts institucionais. A análise do conteúdo seguiu os conceitos de Bardin o que possibilitou uma compreensão detalhada dos benefícios e implicações dos podcasts no ambiente acadêmico. Os resultados da pesquisa evidenciam que a definição de critérios de qualidade bem estabelecidos, uma organização eficiente e a regularidade na publicação são fatores essenciais para o crescimento e fortalecimento dos canais de podcast da Universidade. Observou-se que esses elementos não apenas garantem a continuidade e credibilidade dos conteúdos, mas também favorecem a construção de uma audiência engajada. Além disso, os estudos apontam que os podcasts acadêmicos se consolidaram como uma mídia eficaz para a divulgação científica, permitindo que as pesquisas desenvolvidas no ambiente universitário alcancem tanto a comunidade acadêmica quanto o público em geral. Outro aspecto relevante identificado foi a capacidade dos podcasts de tornar o conhecimento científico mais acessível, utilizando uma linguagem clara e envolvente, possibilitando sua compreensão por públicos diversos, incluindo aqueles que não possuem familiaridade prévia com os temas abordados. Essa abordagem inclusiva amplia o alcance das produções, contribuindo para a democratização do conhecimento e aproximando a ciência da sociedade. Por fim, a pesquisa destaca que a periodicidade consistente dos episódios é um fator determinante para a consolidação dos canais de podcast, assegurando a relevância contínua dos conteúdos e fortalecendo o papel da Universidade na comunicação científica por meio dessa mídia. | - |
Descrição: dc.description | Technological advancements have played a crucial role in transforming contemporary society, redefining the relationship between humans, science, and technology. In this context, podcasts digital audio content have emerged as an accessible and practical medium for transmitting information, knowledge, and stories. They enable, for instance, the consumption of academic content while performing other activities, such as driving. This new format has reshaped access to information, making learning more flexible and integrated into daily routines. Podcasts allow listeners to incorporate academic, scientific, and cultural discussions into their everyday lives, expanding the possibilities for knowledge consumption. Given this scenario, this research aimed to understand the role of podcasts as a tool for mediating scientific information in higher education. It examined their purpose in the studied institutions, the criteria used fortopic selection and curation, and the accessibility resources employed. Additionally, the study investigated the benefits institutions gained after implementing podcast channels, as well as the challenges and obstacles faced in making these contents available, accessible, and widely distributed. The research seeks to highlight how podcasts contribute as a means of scientific mediation, expanding access to and engagement with knowledge produced in academic environments. Regarding methodology, the study is fundamental in nature and exploratory in character, adopting a qualitative perspective and a multiple case study approach. The research focused on the University of São Paulo (USP) and the Alma Mater Studiorum – University of Bologna (Unibo), offering a comprehensive view of national and international institutional practices. Semi-structured interviews were conducted with those responsible for institutional podcasts. The content analysis followed Bardin's concepts, allowing for a detailed understanding of the benefits and implications of podcasts in the academic environment. The research results indicate that well-established quality criteria, efficient organization, and consistent publishing schedules are essential factors for the growth and strengthening of university podcast channels. These elements not only ensure content continuity and credibility but also contribute to building an engaged audience. Furthermore, the findings show that academic podcasts have become an effective medium for scientific dissemination, enabling university research to reach both the academic community and the general public. Another relevant aspect identified was the ability of podcasts to make scientific knowledge more accessible by using clear and engaging language. This approach allows diverse audiences, including those unfamiliar with the discussed topics, to understand the content. Such inclusivity broadens the reach of academic productions, contributing to knowledge democratization and bringing science closer to society. Finally, the study highlights that maintaining a consistent publishing schedule is a key factor in consolidating podcast channels, ensuring the continuous relevance of their content and strengthening the university’s role in scientific communication through this medium. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CECA - Departamento de Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Podcast | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Podcast USP | - |
Palavras-chave: dc.subject | Podcast UNIBO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Podcast - Mediação oral - Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação da informação - Uso de tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Podcast | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information mediation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Podcast USP | - |
Palavras-chave: dc.subject | Podcast UNIBO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oral mediation of information | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information mediation - Use of technology | - |
Título: dc.title | O podcast e a mediação da comunicação científica : estudo de casos múltiplos (USP e Unibo) | - |
Título: dc.title | Podcast and the mediation of scientific communication : a multiple case study of USP and Unibo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: