The english we speak: affordances of an elf-aware teaching prototype in initial teacher education

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Adriana Grade Fiori-
Autor(es): dc.contributorRamos, Samantha Gonçalves Mancini-
Autor(es): dc.contributorCalvo, Luciana Cabrini Simões-
Autor(es): dc.contributorEl Kadri, Michele Salles-
Autor(es): dc.creatorScalassara, Joilse Prestes de Pádua-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:13:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:13:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18191-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982417-
Descrição: dc.descriptionÉ inegável que a língua inglesa é usada globalmente, o que significa que é falada não só por pessoas que vivem em países de língua inglesa, mas também por pessoas ao redor do mundo todo. Sendo assim, a língua inglesa alcançou um status de língua franca, sendo usada por falantes nativos e não nativos para diversos fins, como trabalho, viagens, educação, entretenimento, entre outros (SALLES; GIMENEZ, 2010). O presente estudo tem como objetivo apresentar e analisar um protótipo de ensino concebido sob os princípios orientadores de língua como prática social (JOHNSON, 2009; LEFFA; IRALA 2014; ZAVALA, 2018), Inglês como língua franca (DUBOC, 2019; DUBOC; SIQUEIRA, 2020; EL KADRI, 2010; GIMENEZ, 2009; HÜLMBAUER; BÖHRINGER; SEIDLHOFER, 2008; JENKINS, 2015; SEIDLHOFER, 2001, 2004, 2005), a pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2015; MARSON; JORDÃO, 2022; CAZDEN et al., 1996; ZAPATA, 2022), e dos protótipos (PAVAN, 2020; ROJO, 2017; MOURA; ROJO, 2012), a serem implementados no programa de formação inicial de professores de uma universidade no sul do Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo interpretativista cujo objetivo é avaliar a unidade produzida respondendo a duas perguntas de pesquisa: 1) “Como se materializam os princípios orientadores na unidade?” e 2) “Quais são as affordances (VAN LIER, 2000, 2004) do produto educacional percebidas pela pesquisadora e alunos-professores participantes do estudo?”. O conjunto de dados coletados é constituído de: (1) questionário de pesquisa elaborado na plataforma Formulários do Google, (2) atividades realizadas pelos alunos em sala, (3) protótipo, (4) material de apoio para o professor e (5) observações de campo feitas pela pesquisadora. Os resultados apontam que (1) os princípios orientadores foram incorporados com sucesso na estrutura do protótipo e foram concretizados pelos professores em formação participantes no estudo à medida que realizavam as tarefas propostas e avançavam para os trabalhos finais; e (2) as affordances percebidas estão relacionadas a três esferas diferentes: a) interação com e entendimento da teoria de Inglês como Língua Franca, b) implicações práticas para o ensino e c) autoconsciência como usuários e professores de inglês.-
Descrição: dc.descriptionIt is undeniable that the English language has spread globally, which means it is now spoken not only by people who live in English-speaking countries but also by people all over the world. As a result, the English language has reached the status of a Lingua Franca, being used by non-native speakers for varied purposes such as work, trade, travel, education, entertainment, and so on (SALLES, GIMENEZ, 2010). The present study aims to present and analyze a teaching prototype designed under the guiding principles of language as a social practice (JOHNSON, 2009; LEFFA; IRALA 2014; ZAVALA, 2018), English as a Lingua Franca (DUBOC, 2019; DUBOC; SIQUEIRA, 2020; EL KADRI, 2010; GIMENEZ, 2009; HÜLMBAUER; BÖHRINGER; SEIDLHOFER, 2008; JENKINS, 2015; SEIDLHOFER, 2001, 2004, 2005), the multiliteracy pedagogy (COPE; KALANTZIS, 2015; MARSON; JORDÃO, 2022; CAZDEN et al., 1996; ZAPATA, 2022), and prototypes (PAVAN, 2020; ROJO, 2017; MOURA; ROJO, 2012) to be used in an initial teacher education program in a University in the South of Brazil. This is a qualitative interpretive study which aims at answering the following research questions: 1) “How are the guiding principles materialized in the prototype?” and 2) “What are the affordances (VAN LIER, 2000, 2004) of the educational product as perceived by the researcher and student-teachers participating in the study?”. Our data collection set consists of: (1) research form made on Google forms, (2) activities carried out by students in the classroom, (3) prototype, (4) the support material developed for teacher use and (5) field observations made by the researcher. The results point out that (1) the guiding principles have been successfully incorporated in the prototype's structure and were materialized by the student-teachers participating in the study as they worked on the proposed tasks and progressed towards the final assignments; (2) the perceived affordances related to three different domains: a) interaction with and understanding of the theory of English as a lingua franca, b) practical implications for teaching and c) self-awareness as users and teachers of English.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectInglês como língua franca-
Palavras-chave: dc.subjectProtótipos-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia dos multiletramentos-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - Formação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de inglês-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Letras-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Letras-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish as a lingua franca-
Palavras-chave: dc.subjectPrototypes-
Palavras-chave: dc.subjectMultiliteracy pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher education-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language - Teacher training-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish teachers-
Título: dc.titleThe english we speak: affordances of an elf-aware teaching prototype in initial teacher education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.