Diálogos para uma educação antirracista com as juventudes do ensino médio : propostas didáticas desenvolvidas no Colégio Estadual Professor Bento Munhoz da Rocha Neto – Paranavaí – PR em 2022

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCampos, Margarida de Cássia-
Autor(es): dc.contributorPerrude, Marleide Rodrigues da Silva-
Autor(es): dc.contributorSilva, Ileizi Luciana Fiorelli-
Autor(es): dc.creatorPaiva, José Juliano Fumagalli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:13:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:13:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17408-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982394-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa teve como objetivo elaborar e executar uma Intervenção Pedagógica pautada em uma Educação antirracista no Ensino de Sociologia para as juventudes do Ensino Médio de uma instituição de ensino da educação básica do Paraná. Foi elaborada uma sequência didática com o intuito de trabalhar o tema “educação antirracista”. As aulas foram desenvolvidas no primeiro e segundo semestre de 2022. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa, caracterizada como uma pesquisa-ação. Para o embasamento teórico foram considerados os estudos de Nascimento (1978), Diretrizes Curriculares para as Relações Étnico-Raciaise Para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004), Munanga (2005), Munanga e Gomes (2006), Diwan (2007), Santos (2009), Quijano (2009), Gomes (2011), Galdino (2017), Sanches (2017), Campos (2017), Gomes (2017), Walsh (2019), IBGE (2019), Ribeiro (2019), Almeida (2020), Borges (2020) e outros. Os dados obtidos ao longo do processo foram descritivos, sendo obtidos de diversas maneiras, como por meio de notas de campo, rodas de conversas, fotografias, vídeos, descrição de relatos, dentre outros. Os resultados da aplicação da intervenção pedagógica possibilitaram uma reflexão sobre a prática docente do professor/pesquisador no Ensino de Sociologia e acredita-se que possam contribuir com outros professores da educação básica, sobretudo da área de Ciências Humanas, fornecendo sugestões de atividades, recursos e estratégias didáticas concretas a serem realizadas no chão da escola no que se refere a abordagem do tema.-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to elaborate and execute a Pedagogical Intervention based on an anti-racist education in the Teaching of Sociology for high school youth of a basic education educational institution in Paraná. A didactic sequence was elaborated with the aim of working on the theme "anti-racist education". The classes were developed in the first and second semester of 2022. The research carried out is qualitative in nature, characterized as an action research. For the theoretical basis were considered the studies of Nascimento (1978), Curricular Guidelines for Ethnic- Racial Relations and For the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture (2004), Munanga (2005), Munanga and Gomes (2006), Diwan (2007) Santos (2009), Quijano (2009), Gomes (2011), Galdino (2017), Sanches (2017), Campos (2017), Gomes (2017), Walsh (2019), IBGE (2019), Ribeiro (2019), Almeida (2020), Borges (2020) and others. The data obtained throughout the process were descriptive, being obtained in several ways, such as through field notes, conversation wheels, photographs, videos, description of reports, among others. The results of the application of the pedagogical intervention allowed a reflection on the teacher's practice of the teacher/researcher in sociology teaching and it is believed that they can contribute with other teachers of basic education, especially in the area of Human Sciences, providing suggestions for activities, resources and concrete didactic strategies to be carried out on the school floor with regard to the approach of the theme.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de Ciências Sociais-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação Profissional de Sociologia em Rede Nacional-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectEducação antirracista-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAntirracismo - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectColonização - América-
Palavras-chave: dc.subjectAmérica - Colonização-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectAnti-racist education-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectSociology education-
Palavras-chave: dc.subjectSociology - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectAnti-racism - Education-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education - Londrina-
Palavras-chave: dc.subjectRacism - Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectAmerica - Colonization-
Título: dc.titleDiálogos para uma educação antirracista com as juventudes do ensino médio : propostas didáticas desenvolvidas no Colégio Estadual Professor Bento Munhoz da Rocha Neto – Paranavaí – PR em 2022-
Título: dc.titleDialogues for an anti-racist education with the youth of high school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.