O gênero poema em sala de aula : uma proposta de estudo e transposição didática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPerfeito, Alba Maria [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorCruz, Antônio Donizete da-
Autor(es): dc.contributorLimoli, Loredana-
Autor(es): dc.creatorVedovato, Luciana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:13:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:13:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11864-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982387-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho, sobre a abordagem do poema em sala de aula, resulta de pesquisa realizada durante o Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem, sob a orientação da Prof Dra Alba Maria Perfeito, na Universidade Estadual de Londrina A pesquisa, de cunho etnográfico, encontra-se vinculada ao projeto “Escrita e Ensino Gramatical: um novo olhar para um velho problema” e objetiva estabelecer um percurso teórico-prático que sustente o poema como gênero discursivo, na perspectiva da enunciação bakhitiniana (24), e como objeto de ensino de Língua Portuguesa - nas práticas de leitura, de análise lingüística e de produção textual Nesse sentido, além de Bakhtin (1929, 1998, 23 e 24), buscase fundamentação teórica sobretudo em Vygotsky (1998), Antonio Cândido (1995), Maurício Érnica (26) e Bronckart (27) E, após diagnóstico de trabalho levado a efeito em sala de aula e de análise de poemas selecionados dos livros: Poemas pescados numa fala de João (26), Memórias inventadas: a segunda infância (26) e Exercícios de Ser Criança (1999) de Manoel de Barros, veicula -se, no estudo em pauta, uma proposta de transposição didática-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The following paper about the approach of poem in the classroom is a result of a research realized during the master course program (Programa de Estudos da Linguagem) guided by the professor Alba Maria Perfeito at the public university of Londrina (UEL) The ethnographic research is entailed to the project “ Escrita e Ensino Gramática: Um Novo Olhar Para Um Velho Problema” and it aims to establish an way between theory and practice that supports the poem as a discourse genre, as well as an object of Portuguese language teaching - such as reading; linguistic analysis or textual production (writing) The research is based on Bakthin’s perspectives (1926, 1998, 23 e 24); Vygotsky (1998); Antonio Cândido (1995); Maurício Érnica (26) and Bronckart (27) Some poems were selected from the books: Poemas Pescados numa Fala de João; Memórias Inventadas: a segunda infância and Exercícios de Ser Criança by Manoel de Barros in 1999 Taking the diagnosis into consideration we focused our research on a proposal didactic transposition-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEstudos da Linguagem-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectLinguistics-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse analysis-
Título: dc.titleO gênero poema em sala de aula : uma proposta de estudo e transposição didática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.