Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Marta Regina Furlan de | - |
Autor(es): dc.contributor | Neuvald, Luciane | - |
Autor(es): dc.contributor | Paschoal, Jaqueline Delgado | - |
Autor(es): dc.creator | Jovanovich, Jacqueline Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:13:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:13:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17233 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982384 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve como objetivo principal demonstrar como as brincadeiras em contato com a natureza contribuem para a aprendizagem e desenvolvimento da criança, bem como ferramenta de trabalho da professora no contexto da Educação Infantil. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Justifica-se a relevância do estudo pela percepção que as crianças usufruem cada vez menos de espaços amplos e abertos, não interagindo com a natureza e seus elementos. Fatores que podem contribuem para a redução da capacidade de atenção, concentração e criatividade, além de problemas de saúde mental, como ansiedade e estresse. Além disso, é importante ressaltar que a interação com o meio ambiente auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, da criatividade e imaginação, da empatia e do senso de responsabilidade com a natureza. Nesse sentido, como problema da pesquisa, questionou-se: até que ponto o trabalho na área externa contribui para a aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil? Como metodologia optou-se pela pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e trabalho de campo na modalidade pesquisa-ação. O estudo foi implementado em uma escola pública do município de Londrina com crianças da pré-escola. As atividades foram desenvolvidas por meio de brincadeiras, roda de conversa, práticas sensoriais, faz-de-conta, interações e socializações. Os resultados indicam que a infância é um período de formação de identidade, valores, habilidades sociais, emocionais e cognitivas. A Educação Infantil tem importante função nessa etapa, pois prepara a criança para a vida em sociedade, além de cuidar e educar. Nesse processo, a rotina torna-se um elemento fundamental para proporcionar às crianças um senso de organização e previsibilidade. As brincadeiras nos espaços externos proporcionam um ambiente diversificado e estimulante para a criança, contribuindo para o desenvolvimento integral dela. As brincadeiras fora da sala de aula também oferecem oportunidades para a exploração do ambiente natural e para o aprendizado por meio da observação e da experimentação. | - |
Descrição: dc.description | The main objective of this study was to demonstrate how playing in contact with nature contributes to the child's learning and development, as well as being a teacher's work tool in the context of Early Childhood Education. The research is linked to the Graduate Program in Education at the State University of Londrina. The relevance of the study is justified by the perception that children enjoy less and less of wide and open spaces, not interacting with nature and its elements. Factors that can contribute to reduced attention, concentration and creativity, as well as mental health issues such as anxiety and stress. In addition, it is important to emphasize that interaction with the environment helps in the development of motor coordination, creativity and imagination, empathy and a sense of responsibility with nature. In this sense, as a research problem, the following question was asked: to what extent does work in the external area contribute to the learning and development of children in Early Childhood Education? As a methodology, bibliographical research of a qualitative nature and field work in the action-research modality were chosen. The study was implemented in a public school in the city of Londrina with preschool children. The activities were developed through games, conversation circle, sensory practices, make-believe, interactions and socialization. The results indicate that childhood is a period of formation of identity, values, social, emotional and cognitive skills. Early Childhood Education plays an important role at this stage, as it prepares the child for life in society, in addition to providing care and education. In this process, routine becomes a key element in providing children with a sense of organization and predictability. The games in the external spaces provide a diverse and stimulating environment for the child, contributing to their integral development. Play outside the classroom also provides opportunities for exploring the natural environment and learning through observation and experimentation. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CECA - Departamento de Educação | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early Childhood Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical action | - |
Título: dc.title | Do lado de fora é mais legal! a criança e suas descobertas brincantes na natureza | - |
Título: dc.title | Outside is cooler! the child and his playful discoveries in nature | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: