Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soares, Marcos Hirata [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Júlia Trevisan | - |
Autor(es): dc.contributor | Sei, Maíra Bonafé | - |
Autor(es): dc.creator | Vilar, Leiliane de Jesus de Martini Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:13:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:13:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15720 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982351 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Objetivo: compreender o significado da arteterapia para os profissionais da enfermagem da atenção primária à saúde Métodos: pesquisa descritiva, exploratória, de cunho qualitativo realizada com sete profissionais de enfermagem de duas Unidades Básicas de Saúde de uma cidade do interior do norte do Estado do Paraná O estudo foi realizado em duas etapas, sendo que na primeira foram desenvolvidas oficinas de arteterapia por meio de 1 encontros semanais, entre janeiro e março de 22, com duração média de 1:3 horas Após meses do fim da primeira etapa iniciou-se a segunda, em que foram realizadas entrevistas individuais e audiogravadas com os participantes nos locais de trabalho, que tiveram duração aproximada de 25 minutos As falas provenientes dessas entrevistas foram avaliadas pela técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin: pré-análise, por meio da leitura flutuante, organização do material de acordo com o objetivo, na sequência a exploração do material, em que houve a codificação dos dados e, por fim, procedeu-se o tratamento dos resultados O estudo teve aprovação do Comitê de Ética com Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº 1961251965231 e Parecer nº 3775414 Resultados: foram reveladas quatro categorias: 1- uma experiência de conhecimento de si e dos colegas, 2- uma experiência de satisfação e de pausa para relaxar, 3- uma experiência terapêutica e 4- uma experiência para ouvir e falar Essas categorias mostraram que arteterapia foi uma vivência importante, de satisfação, de aprendizado sobre si mesmo e um pouco mais sobre os colegas, um espaço de poder se expressar e ouvir, o que propiciou vivências de bem-estar, de tempo para relaxar e aliviar o estresse da jornada de trabalho Conclusão: a arteterapia se configurou como uma estratégia que pode ser utilizada com trabalhadores de enfermagem e desvelou-se como um papel terapêutico, propiciando o bem-estar e colaborando para a qualidade de vida laboral Assim, pode ser uma estratégia de intervenção a ser implementada nos diferentes locais de trabalho dos profissionais de enfermagem | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Objective: this study aimed to understand the meaning of art therapy for nursing professionals in the primary health care Method: this is a descriptive, exploratory, qualitative study, carried out with seven nursing professionals from two basic units of health of a city in the interior of northern estate do Paraná The study was carried out in two stages, the first of which was art therapy workshops through 1 weekly meetings between January and March 22, with an average duration of 1:3 hours Four months after the end of the first stage, the second began, in which individual and audio-recorded interviews were conducted with participants in the workplace, which lasted approximately 25 minutes The study was approved by the ethics committee with certificate of presentation for ethical appreciation nº 1961251965231 and report nº 3775414 Results: four categories were revealed 1- an experience of getting to know you and your colleagues, 2- an experience of satisfaction and a break to relax, 3- a therapeutic experience and 4- an experience for listening and speaking In which they showed that art therapy was an important experience, of satisfaction, of learning about themselves and a little more about their colleagues, a space to be able to express and listen, which provided experiences of well-being, time to relax and relieve stress working hours Conclusion: art therapy was configured as a strategy that can be used with nursing workers and it was revealed as a therapeutic role, providing well-being and contributing to the quality of work life Thus, it can be an intervention strategy to be implemented in the different workplaces of nursing professionals | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Enfermagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências da Saúde | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidados primários de saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terapia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Primary health care | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mental health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art therapy | - |
Título: dc.title | Arteterapia : significado para profissionais de enfermagem da atenção primária à saúde | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: