Racionais e irracionais : conjuntos em R, algumas de suas propriedades e sugestões de atividades para os ensinos fundamental e médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Ana Lúcia da [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorAraman, Eliane Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Túlio Oliveira de-
Autor(es): dc.creatorRocha, Arlei Ubiratã da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:13:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:13:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16553-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982346-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho de Dissertação foi elaborado com a finalidade de oferecer uma leitura sucinta e atualizada sobre o ensino dos conjuntos dos números racionais e dos números irracionais no Ensino Fundamental, por uma perspectiva de planejamento e docência que se norteie em um embasamento teórico, a respeito dos números reais, e que seja desenvolvida com o objetivo de responder às possíveis dúvidas e dificuldades por parte de professores, com sua busca permanente em promover a aprendizagem de matemática na Educação Básica É composto de referências teóricas, a partir dos trabalhos de pesquisadores nacionais e internacionais, bem como de material autoral, com a proposta de contribuir para a criação de um material relevante, para o enriquecimento do ensino de matemática no Brasil Abrange considerações sobre frações, como uma forma fundamental de representação dos números racionais; estudo sobre propriedades importantes para este conjunto, como densidade em R; além de estender para os números irracionais, as dúvidas mais presentes em sala de aula (como a de reconhecer tais números); e formas de aproximação de um irracional por uma sequência de racionais-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This project of dissertation was made with the purpose of offering a simple and actualized lecture on teaching of set of rational numbers and of set of irrational numbers in the Primary School for a new perspective of educational planning and teaching that it stands in a theorical basement, from real numbers, and that it have been developed with a purpose of answering to any possible teachers´s questions - with their permanent quest for promoting mathematics´learning in the Basic Education It´s basicly composed by theorical references from national and international researches´ works as well as from the text written by me, with the direct purpose of creation of a relevant material for enrichment of teaching of mathematics in Brazil This includes consideration about fractions, as a fundamental shape of representation for rational numbers, study about main properties for this set of numbers, as density in R , over and above irrational numbers, the most common askings from school classes of recognizing those numbers, and models of approximation to an irrational from a sequence of rational numbers-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationMatemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros racionais-
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros irracionais-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Título: dc.titleRacionais e irracionais : conjuntos em R, algumas de suas propriedades e sugestões de atividades para os ensinos fundamental e médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.