Mecanismos de controle na indústria automobilística do estado de São Paulo (1990-2010)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWolff, Simone-
Autor(es): dc.contributorGalvão, Andréia-
Autor(es): dc.contributorBaltar, Ronaldo-
Autor(es): dc.creatorSilva, Marcela Vianna Corrêa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:12:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:12:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-25-
Data de envio: dc.date.issued2012-04-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17742-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982326-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo levantar elementos que colaborem com a percepção das condições de trabalho e de organização dos trabalhadores metalúrgicos no Brasil na atualidade. Para isso procuramos demonstrar as principais transformações no âmbito interno das fábricas automotivas e na legislação trabalhista brasileira nas décadas de 1990 e 2000. Trabalhamos com a hipótese de que as mudanças deste período causaram uma precarização das condições de trabalho e influiram no fim do ciclo de greves iniciado em 1978 (1998-1997). Com esse debate pretendemos verificar as possíveis futuras investidas do capital e, em contrapartida, as condições de resistência e avanço na organização de classe dos trabalhadores metalúrgicos de indústrias automotivas do estado de São Paulo.-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to raise elements that collaborate with the perception of working conditions and organization of auto workers in Brazil today. We seek to demonstrate the main changes in the domestic auto plants and in the Brazilian labor legislation in the 1990s and 2000. We work with the hypothesis that changes of this period caused a deterioration of working conditions and influenced the end of the cycle of strikes started in 1978 (1998-1997). With this debate we intend to investigate the possible future assaults of capital and, conversely, the conditions of resistance and progress in the class organization of the metal workers of the automotive industries of the state of São Paulo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de Ciências Sociais-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectIndústrias automotivas-
Palavras-chave: dc.subjectMetalúrgicos-
Palavras-chave: dc.subjectFlexibilização-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento-
Palavras-chave: dc.subjectLegislação trabalhista-
Palavras-chave: dc.subjectResistência-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectAutomotive industries-
Palavras-chave: dc.subjectMetal workers-
Palavras-chave: dc.subjectFlexibility-
Palavras-chave: dc.subjectManagement-
Palavras-chave: dc.subjectEmployment law-
Palavras-chave: dc.subjectResistance-
Título: dc.titleMecanismos de controle na indústria automobilística do estado de São Paulo (1990-2010)-
Título: dc.titleControl mechanisms in the automobile industry in the state of São Paulo (1990-2010)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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