Saberes e práticas docentes : uma experiência com gamificação na educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoraes, Dirce Aparecida Foletto de-
Autor(es): dc.contributorMello, Diene Eire de-
Autor(es): dc.contributorSantos, Rosemary dos-
Autor(es): dc.creatorCabrini, Renata Melissa Boschetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:12:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:12:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18374-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982321-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, na Linha de Pesquisa - Docência: Saberes e Práticas, do núcleo Formação de Professores. A temática investigada está associada aos trabalhos desenvolvidos pelo grupo de estudos e pesquisas DidaTic. O objetivo principal da pesquisa foi investigar possíveis alterações na prática docente a partir de uma proposta formativa mediada pelas tecnologias digitais. O encaminhamento metodológico da pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, com pressupostos da pesquisa-formação, tendo como participantes uma professora da Rede de Ensino Estadual do Paraná e os respectivos alunos de duas turmas do 8º ano do ensino fundamental. A partir de uma proposta formativa mediada pelas tecnologias digitais, a professora participante implementou uma estratégia didática gamificada. Os dados foram coletados por meio da observação do cotidiano da professora, questionário autoaplicável, diário de campo, entrevista narrativa e diálogos no WhatsApp. As discussões e análises dos dados foram orientadas por três eixos norteadores: natureza da proposta formativa; experiências que mobilizaram a prática educativa; e alterações na prática docente. A Teoria da Cognição Distribuída foi utilizada como unidade de análise, e algumas de suas categorias, como parceria intelectual, interação, negociação e autoria, emergiram e nos auxiliaram a entender como os processos mediacionais ocorreram durante a proposta formativa. Os resultados evidenciam que a proposta formativa proporcionou à professora participante e aos alunos um exercício de autonomia, consciência do seu próprio processo formativo, das estratégias que utilizam para ensinar e aprender, e da necessidade de explorar os diversos espaços mediados pelas interfaces digitais. Os dados também revelaram que a natureza da proposta formativa foi a base para a construção dos referenciais da prática pedagógica, com possibilidades para a professora criar e cocriar os próprios materiais e alterar sua prática docente. Além disso, possibilitou à professora participante repensar sua prática pedagógica, investir em novas estratégias didáticas relacionadas ao contexto e linguagem dos alunos, e fazer uso das tecnologias digitais como potencializadoras dos processos cognitivos dos estudantes.-
Descrição: dc.descriptionThe present research is linked to the Graduate Program in Education at the State University of Londrina, in the Research Line - Teaching: Knowledge and Practices, within the Teachers' Training nucleus. The investigated theme is associated with the work developed by the study and research group DidaTic. The main objective of the research was to investigate possible changes in teaching practice through a formative proposal mediated by digital technologies. The methodological approach followed a qualitative method, with assumptions of research-training, having as participants a teacher from the State Education Network of Paraná and the respective students from two 8th-grade classes in elementary school. Through a formative proposal mediated by digital technologies, the participating teacher implemented a gamified didactic strategy. Data were collected through observation of the teacher's daily life, self-administered questionnaire, field diary, narrative interview, and dialogues on WhatsApp. Discussions and data analysis were guided by three guiding axes: nature of the formative proposal; experiences that mobilized educational practice; and changes in teaching practice. Distributed Cognition Theory was used as the unit of analysis, and some of its categories, such as intellectual partnership, interaction, negotiation, and authorship, emerged and helped us understand how the mediational processes occurred during the formative proposal. The results show that the formative proposal provided the participating teacher and students with an exercise in autonomy, awareness of their own formative process, the strategies they use to teach and learn, and the need to explore the various spaces mediated by digital interfaces. The data also revealed that the nature of the formative proposal served as the basis for building the references of pedagogical practice, with possibilities for the teacher to create and co-create their own materials and change their teaching practice. Furthermore, it allowed the participating teacher to rethink their pedagogical practice, invest in new didactic strategies related to the context and language of the students, and use digital technologies as enhancers of students' cognitive processes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCECA - Departamento de Educação-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectEducação escolar-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectCognição distribuída-
Palavras-chave: dc.subjectGamificação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica - Londrina (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação - Londrina (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação escolar - Londrina (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental I - Formação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectCognição-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectSchool education-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher continuing education-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education-
Palavras-chave: dc.subjectDistributed cognition-
Palavras-chave: dc.subjectGamification-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education - Londrina (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers - Training - Londrina (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Education - Londrina (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectDigital technology-
Palavras-chave: dc.subjectElementary school - Teacher training-
Palavras-chave: dc.subjectCognition-
Título: dc.titleSaberes e práticas docentes : uma experiência com gamificação na educação básica-
Título: dc.titleKnowledge and teaching practices : an experience with gamification in basic education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.