
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Teramon, Neuza [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pires, Magna Natalia Marin | - |
| Autor(es): dc.contributor | Garcia, Tânia Marli Rocha | - |
| Autor(es): dc.creator | Gomes, Evaldo Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:12:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:12:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12986 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982303 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Considerando a necessidade humana de utilização dos recursos naturais para a sua sobrevivência bem como a limitação destes recursos, o tema sustentabilidade torna-se obrigatório e urgente Diante desse cenário, destaca-se a relevância da Educação Ambiental, visto que inúmeros estudos mostram a importância e obrigatoriedade de se abordar este tema transversal no currículo escolar Desse modo, o objetivo maior deste trabalho é mostrar como o ensino de Matemática pode contribuir para a integração de temáticas da Educação Ambiental na Educação Básica, mostrando que os problemas que afetam a sociedade precisam de suporte científico para serem tratados, o que justifica, por exemplo, continuar investindo no ensino de Matemática Nesta proposta de ensino, conteúdos matemáticos e Educação Ambiental são relacionados na elaboração de um sistema de coleta e aproveitamento de águas pluviais para fins não-potáveis numa residência unifamiliar, por meio de missões e tarefas organizadas na plataforma Classcraft, um recurso on-line de gamificação que atende de forma substancial os quesitos abordados pela metodologia Octalysis de gamificação de Chou (219) Nesse contexto, esta proposta envolve Matemática, sustentabilidade ambiental, gamificação e tecnologia contemporânea | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Considering the human need to use natural resources for their survival as well as the limitation of these resources, the theme of sustainability becomes mandatory and urgent In view of this scenario, the relevance of Environmental Education stands out, since numerous studies show the importance and obligation to address this transversal theme in the school curriculum Thus, the main objective of this work is to show how mathematics teaching can contribute to the integration of environmental education themes in Basic Education, showing that the problems that affect society need scientific support to be addressed, which justifies, for example, continuing to invest in mathematics teaching In this teaching proposal, mathematical contents and Environmental Education are related in the elaboration of a system for collecting and using rainwater for non-potable purposes in a single-family residence, through missions and tasks organized in the Classcraft platform, an online gamification resource that substantially meets the requirements addressed by the Octalysis methodology of Chou (219) gamification In this context, this proposal involves mathematics, environmental sustainability, gamification and contemporary technology | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
| Relação: dc.relation | Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Classcraft | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gamification | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Classcraft | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
| Título: dc.title | Coleta e aproveitamento de água da chuva e o ensino de matemática : proposta de atividades via Classcraft | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: