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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Tuma, Magda Madalena [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Schmidt, Maria Auxiliadora | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Mácia Elisa Teté | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Giane de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:12:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:12:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15031 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982300 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo desta investigação é identificar os sentidos atribuídos à história de Londrina, expressado por meio de narrativas históricas produzidas por jovens do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública de Londrina-Paraná, na perspectiva da cognição histórica situada As reflexões realizaram-se a partir dos estudos sobre a constituição da consciência histórica com base em Rüsen, inserida no campo de estudo da Educação Histórica Com base na Grounded Theory esta pesquisa é pela sua natureza, empírica e descritiva, enquadrando-se numa abordagem qualitativa, de disposição longitudinal Para a produção das fontes foram ministradas dezoito aulas para 34 alunos e orientadas diversas atividades, sendo selecionadas três produções para análise: Narrativa 1 e 2 (escritas) e Narrativa 3 (vídeo) No percurso da investigação, para o reconhecimento dos sujeitos, coletamos dados socioeconômicos e culturais Os sentidos atribuídos pelos jovens nas narrativas foram reconhecidos e categorizados por meio de marcadores de acontecimentos, personagens históricos, temporalidade, lugares de memória, conceito de mudança, bem como na identificação da ideia nuclear Tendo Barca por referencial, as narrativas foram categorizadas em: narrativas explicativas ou com coerência, narrativas fragmentadas e narrativas soltas Os resultados obtidos nos permitiu inferir que o Ensino de História que opte pela aprendizagem histórica embasada na experiência e interpretação possibilita aos jovens o reconhecimento de marcos e situações da história da cidade de Londrina, na atualização do passado no presente em compreensão apropriada ao contexto de cognição histórica situada Também constatamos que o sentido atribuído ao passado da história de Londrina precisa avançar para além do discurso da memória coletiva vencedora que permanece Assim, por meio de constructos próprios da natureza da História como ciência ao se promover reflexões, a partir dos conceitos substantivos e de segunda ordem, temos ferramentas para o ensino que possibilita aos jovens uma perspectiva de autonomia, avaliação e elaboração das ideias e sentidos acerca do passado, presente e futuro, o que repercute no sentido de orientação | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The goal of this investigation is to identify the meanings attributed to the History of Londrina, expressed by historical narratives produced by 9th grade students of middle school from a public school of Londrina-Paraná, in the perspective of the situated cognition The reflections were produced as from the studies about the formation of the historical conscience based on Rüsen, included in the study field of Historical Education Based in the Grounded Theory, this investigation was by its nature, empirical and descriptive, and was framed in a qualitative approach, of longitudinal disposition For the production of the sources eighteen classes were ministered to 34 students and several activities were oriented, and three of them were selected for analysis: Narratives 1 and 2 (written) and Narrative 3 (video) In the route of investigation, the recognition of the subjects whom produced the narratives was pursued based on socioeconomic and cultural data The meanings attributed by the students in the narratives were recognized and categorized by means of markers of happenings, historical characters, temporality, places of memory, concept of change, as well as the identification of the nuclear idea With Barca as the reference, the narratives were categorized in: explanatory narratives or with coherence, fragmented narratives and loose narratives The results obtained permitted to infer that the Teaching of History that opt for the historical learning grounded in the experience and interpretation enables the youths the recognition of marks and occasions of the city of Londrina’s history, in the update of the past in the present in understanding appropriated to the context of the situated historical cognition We also fond that the meaning attributed to the past of Londrina’s history needs to advance beyond the discourse of the victor collective memory that remains Therefore, through constructs of the very nature of History as a science when reflection were promoted, from the substantive and second order concepts, we have teaching tools that enable the youth a perspective of autonomy, evaluation and elaboration of the ideas and meanings regarding the past, present and future, which reverberates in the sense of orientation | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação histórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência histórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Título: dc.title | Educação histórica : os sentidos atribuídos por alunos do 9º ano do ensino fundamental ao conhecimento histórico sobre história local | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
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