Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ana Lúcia da [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferruzzi, Elaine Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Pasquini, Regina Célia Guapo | - |
Autor(es): dc.creator | Baccarin, Fábio Luís | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:12:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:12:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13739 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982275 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência de atividades para o ensino de matemática, direcionadas a professores e estudantes do Ensino Médio Baseadas na Teoria de Georg Cantor sobre conjuntos infinitos, o resultado deste trabalho são sete atividades estruturadas para serem aplicadas em sala de aula A fundamentação teórica para o desenvolvimento de cada proposta está presente, de forma sequencial, na construção dos temas Inicia-se com uma retomada dos conteúdos de conjuntos numéricos e de funções para, em seguida, expor o significado de contagem para conjuntos finitos e infinitos Um breve passeio a história do infinito faz a sintonia do ontem com o hoje E nesta história Georg Cantor surpreende o mundo mostrando a existência de infinitos de tamanhos diferentes Uma visão geométrica sobre algumas equivalências também são exploradas e causando possivelmente inquietações agradáveis naqueles que buscam novos conhecimentos Uma brincadeira para sala de aula esta reservada para a comprovação da escassez dos números racionais quando comparados com os números irracionais E, finalizando, é proposto uma investigação matemática sobre a cardinalidade do conjunto de Cantor Esta metodologia investigativa é enfatizada no desenvolvimento de cada atividade, na qual o estudante deve ser o sujeito ativo, refletir e se envolver com a questão proposta | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This paper aims to present a sequence of activities for teaching mathematics, aimed at teachers and high school students Based on the theory of infinite sets of Georg Cantor, the results of this work are seven structured activities to be implemented in the classroom The theoretical foundation for the development of each proposal is present, sequentially, in the construction of themes It begins with a revival of the contents of numerical sets and functions to then expose the meaning of counting for finite and infinite sets A brief tour of the history of infinity makes the tune of yesterday with today And this story Georg Cantor surprises the world showing the existence of infinities of different sizes A geometric view on some equivalence are also explored and possibly causing inquitações pleasing those who seek new knowledge A joke for the classroom is reserved for attesting the lack of rational numbers when compared with the irrational numbers And finally we propose a mathematical investigation on the cardinality of the Cantor set This research methodology is emphasized in the development of each activity in which the student must be the active subject, reflect and engage with the question proposed | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria dos conjuntos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Números transfinitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Set theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transfinite numbers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Conjuntos infinitos e suas surpresas : uma sequência de atividades | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: