Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcos Rodrigues da [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Nalli, Marcos Alexandre Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Claudiney José de | - |
Autor(es): dc.creator | Luiz, Caio César Malassise | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:12:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:12:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15488 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982272 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O quadro conceitual de Ludwik Fleck será o ponto norteador da presente Dissertação , que tem por objetivo a análise de um episódio da história da ciência a partir da teoria epistemológica proposta por Fleck O primeiro capítulo, portanto, terá como objetivo sistematizar os principais conceitos de Ludwik Fleck e sua proposta epistemológica, com enfoque nos conceitos de estilo de pensamento e de coletivo de pensamento O passo seguinte será o de expor a história apresentada do conceito de dupla hélice da biologia, tendo em vista a identificação dos elementos que servirão de base para o desenvolvimento do terceiro capítulo, a saber, a detecção do estilo de pensamento vigente, do coletivo de pensamento da época e do contexto científico do período em questão O terceiro capítulo será, portanto, o mais analítico, no qual os dois capítulos anteriores serão utilizados e onde a história da formação do conceito de dupla hélice do DNA será submetida a análise a partir dos conceitos de Fleck desenvolvidos no decorrer da Dissertação | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Ludwik Fleck’s conceptual framework will be the guiding point of this dissertation, whose objective is to analyze a episode in the history of science through Fleck’s epistemological theory Therefore, the first chapter will aim to systematize the main concepts of Ludwik Fleck and his epistemological proposition, focusing on the concepts of thought-style and thought-collective The next stage will be to expose the presented history of biologic concept of double helix, in order to dentify the elements that will form the basis for the development of the third chapter, namely, detecting the current thought-style, the thought-collective of the time and the scientific context of the period concerned The third chapter, therefore, will be the more analytical, in wich the two previous chapters will be used and where the history of the formation of the DNA concept will be submited to analyzis applying the Fleck’s concepts developed throughout the dissertation | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Filosofia | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epistemologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento coletivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epistemology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Thought-collectives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social aspects | - |
Título: dc.title | A história da dupla hélice interpretada a partir do quadro conceitual de Ludwik Fleck | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: