Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rampazo, Adriana da Silva Vinholi [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Borim-de-Souza, Rafael | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Josiane Silva de | - |
Autor(es): dc.creator | Lupera Valencia, Sebastián Francisco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:12:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:12:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10961 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982264 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A experiência é a oportunidade de visar um novo horizonte na cotidianidade da vida, possibilita aos indivíduos enxergar novos conhecimentos, novas visões do mundo e novas chances de se produzir como sujeitos Baseado neste entendimento da experiência, o presente trabalho pretendeu compreender a experiência de estudantes latino-americanos matriculados em cursos de post graduação – stricto sensu – na Universidade Estadual de Londrina através do programa de bolsas da Organização dos Estados Americanos Empregou-se como recurso teórico as relações de poder e a subjetividade na visão de Foucault, as quais permitem entender como nós nos constituímos como sujeitos em relação ao nosso contato com o meio social num contexto histórico Os sujeitos de estudo foram entrevistados por meio dum roteiro de entrevista com a metodologia historia de vida pelo interesse em conhecer sua realidade, antes, durante e depois de terminar seu programa de estudo Os dados coletados foram interpretados mediante a analise de narrativa pelo cunho qualitativo da pesquisa e pela possibilidade da recreação e recapitulação da realidade dos entrevistados para essa pesquisa Relatos que permitiram asseverar como a experiência que eles vivenciaram transformou sua subjetividade e tornou eles sujeitos diferentes na interação com a sociedade brasileira, e todas as dimensões que fazem parte da sua forma de viver Evidenciou-se a mudança dos sujeitos de estudo na forma de como eles se descobrem, se concebem e se avaliam como sujeitos novos, com um olhar distinto carregado de valores e significados reelaborados, mas também se percebeu como os discursos dos sujeitos estão carregados de preconceitos e estereótipos que funcionaram como filtro na sua percepção do outro, o qual demostra a complexidade para mudar certos aprendizagens que estão bem consolidados nos sujeitos Conclui-se que a experiência é a porta para o descobrimento do desconhecido e a possibilidade de se transformar ou de se reafirmar como sujeito e a forma de entender sua realidade entorno do outro | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Experience is the opportunity to seek a new horizon in the daily life, enables individuals to see new knowledge, new world views and new chances to produce themselves as subjects Based on this understanding of experience, this paper aims to comprehend the experience of latin american students enrolled in postgraduate courses - stricto sensu - at State University of Londrina through the Organization of American States scholarship program Power relations and subjectivity in Foucault’s view were used as theoretical resources, which allow us to understand how we constitute ourselves as subjects in relation to our contact with the social environment in a historical context The study subjects were interviewed through an interview script with the life history methodology for the interest in knowing their reality before, during and after finishing their study program The data collected were interpreted by narrative analysis by the qualitative nature of the research and the possibility of recreation and recapitulation of the reality of the interviewees for this research Reports that allowed us to assert how their experience transformed their subjectivity and made them different subjects in the interaction with brazilian society, and all the dimensions that are part of their way of living It was evidenced the change of the study subjects in the way they discover, conceive and evaluate themselves as new subjects, with a different look loaded with re-elaborated values and meanings, but it was also noticed how the subjects' discourses are loaded with prejudices and stereotypes that acted as a filter in their perception of the other, which demonstrates the complexity to change certain learning that is well established in the subjects It is concluded that experience is the door to the discovery of the unknown and the possibility of transforming or reaffirming oneself as a subject and the way of understanding one's reality around the other | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Administração | - |
Relação: dc.relation | Centro de Estudos Sociais Aplicados | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes estrangeiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experience | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjectivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students, Foreign | - |
Palavras-chave: dc.subject | College students | - |
Título: dc.title | As relações de poder e as formas de subjetividade como dimensões da experiência de estudantes latino-americanos na Universidade Estadual de Londrina | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: